Renault Kangoo Z.E. é eleito “International Van of the Year 2012”

Postado por -

• O Kangoo Z.E., furgão 100% elétrico da Renault, foi eleito “International Van of the year 2012”, prêmio atribuído por um júri de 22 jornalistas europeus especializados em veículos utilitários.
• Essa é a primeira vez que um veículo elétrico é eleito, mesmo competindo com diferentes utilitários com motores a combustão.
• As virtudes Zero Emissão (na utlização) do furgão, assim como, as qualidades funcionais e econômicas, em sintonia com as expectativas do mercado, foram importantes para que o juri escolhesse o Kangoo Z.E..
• Comercializado desde o final de outubro na Europa, o Kangoo Z.E. já conquistou três títulos. Além do “International Van of The Year 2012”, o furgão recebeu prêmios na Dinamarca e na Irlanda.

Totalizando 104 pontos dos 168 possíveis, o Renault Kangoo Z.E. conquistou o prêmio “Van of The Year 2012”, à frente de Iveco Daily, Fiat Ducato e Volkswagen Caddy. O troféu foi entregue a Jean-Marie Hurtiger, Diretor da Divisão de Veículos Utilitários da Renault, durante a noite de abertura da 14ª edição do Salão Internacional “Trailer”, na Bélgica. Peter Wieman, Presidente do júri, declarou: “Com o Kangoo Z.E., a Renault torna a mobilidade elétrica acessível aos usuários de furgões na Europa. Ela proporciona uma grande contribuição para o meio ambiente, uma das questões atuais mais importantes relacionadas ao transporte rodoviário de mercadorias”.

Segundo Jean-Marie Hurtiger, “este prêmio recompensa o trabalho dos colaboradores da Renault, que há vários anos estão empenhados no projeto Kangoo Z.E., um dos quatro veículos elétricos da Renault. Todas as áreas da empresa foram envolvidas nesta tarefa, desde os setores de engenharia, a fábrica de Maubeuge, até o departamento comercial. Eles embarcaram neste desafio de forma excepcional, demonstrando determinação, criatividade e, sobretudo, um extraordinário espírito de equipe, que agora dá os seus frutos.”

Kangoo Z.E., um veículo utilitário da Renault
Líder em veículos utilitários na Europa desde 1998, a Renault ampliou sua gama de veículos utilitários com o Kangoo Z.E., versão elétrica do Kangoo e o 1º furgão 100% elétrico totalmente produzido por uma marca.

Graças à localização da bateria sob o assoalho, o Kangoo Z.E. mantém as mesmas capacidades de carga e dimensões de sua versão com motor à combustão. O Kangoo Z.E. é totalmente fabricado na MCA Maubeuge, instalada na França, na mesma linha de produção do Kangoo com propulsor a combusta, sendo oferecido em dois comprimentos e três versões: Kangoo Z.E., Kangoo Z.E. Maxi 2 lugares e Kangoo Z.E. Maxi 5 lugares. Tal diversidade permite atender as múltiplas necessidades dos clientes profissionais, com um volume de carga útil de 3 a 4,6 m3, além da possibilidade de transportar mercadorias e pessoas.

Vantagem ambiental
Na França, considerando as emissões relacionadas à produção de eletricidade, a análise completa de CO2 é extremamente favorável ao veículo elétrico, sendo de apenas 12 g de CO2 por quilômetro. Para o júri do “Van of the Year”, esta contribuição para a redução de CO2 é tão importante quanto o fato de o furgão ser concebido para produção em larga escala.

Recentemente lançado, mas bastante premiado
O prêmio “International Van of the Year 2012” vem coroar a série de recompensas atribuídas ao Kangoo Z.E. na Europa. Após o título de “Van of the Year 2012” da Dinamarca, conferido por um júri de jornalistas automotivos especializados, e do “Fleet Transport Green Commercial 2012” da Irlanda, outorgado por um júri de especialistas do “Fleet Transport Awards”, este é o 3º troféu obtido pelo Kangoo Z.E.

O primeiro veículo Zero Emissão democratizado
Primeiro veículo da gama Renault Z.E., o Kangoo Z.E. chegou às concessionárias Renault em 28 de outubro. Oferecido a partir de 20.000 euros sem impostos na Europa (sem incentivo fiscal). Na França, o Kangoo Z.E. tem preço sugerido de 15.000 euros – sem impostos -, graças ao bônus governamental de 5.000 euros. Já o aluguel da bateria é oferecido a partir de 72 euros (sem impostos) / mês para 36 meses ou 10.000 km.

Fonte: Renault Press

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.