Repassar veículos usados para as concessionárias deve ficar mais difícil

Postado por -

Os consumidores que possuem veículos usados e desejam trocá-los por novos devem começar a ter dificuldades para repassar os automóveis para as concessionárias.

De acordo com o economista especializado em varejo automotivo, Ayrton Fontes, atualmente, existem mais de 1,5 milhão de automóveis e comerciais leves parados nas concessionárias de todo País.

O levantamento realizado pelo economista entre os dias 30 de abril e 4 de maio, revela que este é o maior estoque enfrentado pelo setor. “Somente nas concessionárias, o volume ultrapassa 1 milhão de unidades, considerando 150 veículos por concessionária. As grandes concessionárias possuem, em média, 800 unidades em estoque, as de porte médio cerca de 350 veículos e as pequenas por volta de 100”, completa.

Usados em crise
Segundo Fontes, as concessionárias não conseguem mais receber veículos usados na troca por novos, pois além de estarem com o capital de giro comprometido na manutenção de seus estoques atuais, elas também não conseguem avaliar o preço de mercado dos veículos que são oferecidos na troca por um zero quilômetro, temendo prejuízos futuros.

De acordo com o economista, até mesmo as lojas independentes têm sofrido com o grande volume de carros usados no estoque. “As lojas independentes por sua vez não chegam a pagar 50% do valor de um veículo usado, pois também não querem correr o risco de aumentar seu estoque, ficando com mais veículos encalhados”, explica.

Reflexo nos financiamentos
O especialista ainda revela que está mais difícil para o consumidor conseguir a aprovação para comprar um veículo usado. “Além da garantia ser menor do que a de um carro zero quilômetro, ainda existem as restrições de crédito impostas pelos bancos, o que tem comprometido as vendas para os consumidores da classe C, principais compradores deste segmento”, explica.

Outro problema apontado por Fontes foi a redução das operações em bancos financiadores de veículos, o que também reflete sobre a venda de usados. Além da queda nas vendas por meio de leilão.

Leia também:
 
 

Fonte: infomoney

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.