RJ – Detran Ilha terá capacidade para mais de 500 mil vistorias por ano

Postado por -

A Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio, vai ganhar, a partir de 2013, uma unidade do Detran que concentrará todos os serviços do órgão, inclusive a prova eletrônica e os exames médicos e psicológicos dos candidatos a motorista.
O setor de vistoria da Unidade Referência de Serviços, como o posto é chamado oficialmente, terá 32 linhas, só inferior ao da Barra da Tijuca, na Zona Oeste, que está sendo preparado para ter 36 linhas.

A unidade será construída numa área de 27.355 metros quadrados, na Estrada das Canárias, que foi cedida pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) por um prazo de 15 anos, renovável por mais 15, e que fica situada próxima ao Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão. O Termo de Cessão de Uso de Área foi assinado pelo governador em exercício, Luiz Fernando Pezão, o presidente do Detran, Fernando Avelino, e o presidente da Infraero, Antônio Gustavo Matos do Vale, na manhã desta quinta-feira (29/03), no Palácio Guanabara.

Pezão agradeceu a Infraero pela cessão da área e parabenizou o presidente do Detran pela iniciativa que vem de encontro ao processo de modernização do Estado do Rio, além de possibilitar a revitalização de uma área degradada, ao lado da comunidade Parque Royal. Pezão lembrou que o aeroporto receberá nos próximos anos milhões de visitantes em função do extenso calendário de megaeventos previsto e do crescimento da economia fluminense.

– Esta região é uma área estratégica para o Estado do Rio de Janeiro. O aeroporto vai ser, cada vez mais, a grande porta de entrada do estado – afirmou Pezão.

A obra será executada pela Empresa de Obras Públicas (Emop) em um prazo entre nove e dez meses. A licitação para a execução do projeto executivo será no dia 20 do próximo mês. O posto terá capacidade para receber 506.880 veículos/ano, uma pista para prova prática de motociclista (115.200 exames/ano), uma área de exame de baliza para veículos de quatro rodas (69.120 exames/ano), um posto de habilitação (107.640 usuários/ano) e um posto de identificação civil (27.720 usuários/ano).

O presidente do Detran disse que a unidade vai atender não apenas os moradores da Ilha do Governador como de toda a capital e até de cidades vizinhas, em função de sua localização estratégica. Ele também ressaltou a excelência das instalações que, em sua opinião, serão referência para os Detrans de todo o País.

– A Unidade de Referência de Serviços será uma demonstração de respeito aos nossos clientes e um ganho em tecnologia por contar com equipamentos de altíssimo nível técnico e de modernidade, como as pistas para exame prático de veículos de quatro e duas rodas. É a prestação de todos os serviços do Detran numa única área, com todo o conforto – disse Avelino.

O presidente da Infraero, Antônio Gustavo Matos do Vale, justificou a cessão como uma forma de dar uma destinação adequada ao lugar, afastando a possibilidade de invasão e aumentando a segurança para os moradores da Ilha e para os turistas que usam ao Aeroporto Tom Jobim. Segundo ele, o projeto do Detran não causará nenhum problema para a aproximação dos aviões.

– E ainda vai permitir que tenhamos uma área completamente urbanizada. Em contrapartida, a Infraero ajudará a um órgão público a prover serviços essenciais à sociedade – explicou Vale.

O presidente da Infraero considera o Tom Jobim um dos aeroportos administrados pela estatal que mais crescem no País, em função do desenvolvimento econômico do estado nos últimos anos, e disse que, depois da privatização de Guarulhos, em São Paulo, o terminal da Ilha do Governador é hoje o maior da rede, pelo volume de cargas e de passageiros movimentado diariamente.

Também estavam presentes o secretário estadual de Obras, Hudson Braga, o presidente da Emop, Ícaro Moreno Júnior, e o presidente da Cedae, Wagner Victer, entre outros.

Fonte: http://diariodemocratico.com.br

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.