RJ – Em 2013 Niterói terá novo posto do Detran

Postado por -

Niterói vai ganhar mais um posto de vistoria do Detran. Com capacidade para atender 81 mil veículos por ano, a nova unidade, que deverá entrar em funcionamento no início de 2013, ocupará a área de 2.135 m², na Rua Irene Lopes Sodré, na Região Oceânica, onde antes funcionava Colégio Estadual Fagundes Varela, que está desativado.

Segundo o presidente do Detran, Fernando Avelino, o objetivo é dobrar a capacidade de atendimento do Departamento em Niterói de 81 mil veículos por ano para 162 mil. Atualmente, Niterói conta com um único posto de vistoria veicular, que funciona na Rua Desembargador Lima Castro, bairro do Fonseca.

A unidade do Engenho do Mato vai ter quatro linhas de vistoria, com capacidade para atender, anualmente, 72 mil veículos para vistoria e nove mil para primeira licença (emplacamento). A previsão é que as obras sejam iniciadas em setembro.

Além do novo posto de Niterói, o Detran vai inaugurar, também no início do ano que vem, a sua primeira Unidade Referência de Serviços (URSD-RJ). Será em área de 27.355 m², vizinha ao Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, cedida pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).

No local, funcionarão todos os serviços do Detran, inclusive a prova eletrônica e os exames médicos e psicológicos. No mesmo lugar, serão instaladas: 32 linhas de vistoria, com capacidade para receber 506.880 veículos por ano; uma pista para prova prática de motociclista, com capacidade para 115.300 exames por ano; uma área de exame de baliza para veículos de quatro rodas (69.120 por ano); um posto de habilitação, com capacidade para atender 107.640 clientes anualmente; e um posto de Identificação Civil, com capacidade para atender 27.720 clientes por ano.

Agora em junho, duas novas unidades do Detran serão inauguradas: o posto de Miguel Pereira, com duas linhas de vistoria, e o de Mesquita, que, além de três linhas de vistoria, terá espaço para prova eletrônica dos candidatos a motorista, para abrigar um setor de Habilitação, um setor de Identificação Civil e uma Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito).

Fonte: http://correiodobrasil.com.br

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.