RN – Cidade da Esperança – Detran anuncia leilão de veiculos apreendidos

Postado por -

Detran anuncia leilão de 192 veículos apreendidos

 

O Detran vai leiloar 192 veículos dos 1.100 que lotam o pátio do Departamento Nacional de Trânsito (Detran), na Cidade da Esperança. Serão 161 carros e 31 motos. Os proprietários dos 192 veículos avaliados para o leilão terão até o próximo dia 8 para regularizar e retirar os automóveis, após esse prazo, a data do leilão será definida. Entre os veículos que estão atualmente no pátio do Detran da capital, 60% são motos. O Órgão pretende realizar um leilão a cada dois meses para acabar com a demanda de carros e motos estacionados nos pátios do òrgão na capital.

No pátio do Detran/RN, existem hoje 1.100 veículos apreendidos

"Os 192 veículos que serão leiloados e os que ainda estão no pátio do Detran foram apreendidos por diversos motivos, desde a questão da habilitação do condutor, documentação irregular do veículo  e também alguns por questões judiciais. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro esse veículos após apreendidos podem ficar na guarda do departamento até 90 dias. Durante esse período o proprietário pode retirar  o veículo pagando as diárias referentes aos dias que estes carros ficaram no pátio do Detran", informou o chefe de Gabinete Arlindo Nascimento. A diária custa R$7. De acordo com o Detran, passado esse período e a não retirada do veículo é publicado no Diário Oficial do Estado o comunicado que os veículos irão para leilão. A publicação para os 192 veículos foi publicado no DO do dia cinco de novembro.

A comissão do leilão é formada  por um representante da Procuradoria Geral do Estado, por um representante da Polícia Rodoviária Federal (PRF), por um representante da Secretaria de Tributação, um representante da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e um representante do Detran. "A comissão é responsável desde a avaliação do veículo até a regularização para que o mesmo possa ir para o leilão sem infrações", explicou o chefe de gabinete.

De acordo com Arlindo Nascimento, normalmente quando o veículo é deixado no pátio do Detran mais de 90 dias é porque o automóvel apresenta prejuízos para o dono. "Acontece quando as dívidas não compensam a recuperação do carro para o proprietário", explicou.

O Servidor Público Jadivan Bezerra de Medeiros disse que está ancioso esperando a data do leilão. Segundo ele a grande vantagem de arrematar um carro nessas condições é que é possível economizar. "Estou procurando um buggy e tenho até R$3 mil para gastar e com certeza irei encontrar um nesse preço", informou Jadivan Bezerra, que disse ainda que procura um veículo com mais de dez anos para que possa fugir do pagamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

De acordo com o Detran após o dia 8 de dezembro os veículos passarão por outra avaliação antes do leilão, que terá a data definida no início do próximo mês. Os 192  veículos estão em bom estado de conservação, e qualquer pessoa física poderá participar do leilão, informou Arlindo Nascimento, na manhã desta quarta-feira.

Fonte: Tribuna do Norte

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.