RO – Roberto Sobrinho define retomada das obras dos viadutos para o dia 02 de maio

Postado por -

“É uma obra difícil, com muitos obstáculos, passa por dentro da cidade, a rede de energia está sendo desviada, tem que desapropriar imóveis, enfrentar todas as intempéries dos seis meses de chuva do inverno amazônico, mas enfim, vamos retomar as obras dos viadutos, no próximo dia 02 de maio”. Com estas palavras, o prefeito Roberto Sobrinho recebeu nesta quinta feira, 26, uma parte da equipe de engenheiros, fiscais e construtores responsáveis pelas obras dos viadutos.

Também participaram da reunião, os secretários Ian Kléber (Semur), Mônica Carvalho (adjunto da Semur), Rosa Chagas (Semtran), Israel Xavier (Sempre), Silvana Cavol (adjunta da Sempre), o chefe de gabinete do prefeito, Sérgio Pacífico e ainda engenheiros da secretaria municipal de Projetos e Obras especiais.

As obras de construção dos viadutos, das passagens de níveis e das marginais na BR 364 no perímetro urbano da capital são o resultado de uma visão estratégica do prefeito para modernizar e adaptar a cidade ao avanço que toda grande capital vive com o salto do desenvolvimento e, consequentemente, do aumento de sua frota de veículos. “Poderíamos ter entregado estes viadutos, mas infelizmente a empresa que ganhou a licitação abandonou a obra e como legalmente é preciso ter todo um processo, tivemos uma paralisação da obra. Tivemos que acionar a segunda colocada, na licitação, que não teve interesse em assumir a obra. Então, tivemos que fazer uma nova licitação, a Egesa vencedora, iniciou a obra porém, com a chegada da chuva tivemos que diminuir o ritmo e agora com a chegada do verão, estamos finalizando os detalhes da retomada das obras para o próximo dia dois de maio”, relatou o prefeito.

Os viadutos estão sendo construídos na BR 364 com Avenida Jatuarana, Rua Três e Meio com a Uruguai no Trevo do Roque, na rodovia BR-364 no bairro Mato Grosso, na Avenida Campos Sales próximo a Vila da Eletronorte e na Avenida Prudente de Moraes. O investimento é da ordem de R$ 124 milhões com financiamento do governo federal (Ministério dos Transportes), através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e a contrapartida da prefeitura de Porto Velho. 
Leandro Barata, diretor adjunto de Desenvolvimento de Negócios da Egesa, empresa responsável pela execução da obra, presente à reunião, explicou que contratou inicialmente 210 trabalhadores e que já estarão em campo na próxima quarta-feira, 02 e maio. “Com a intensificação da obra contrataremos mais e teremos mais frentes de trabalho, num total de 500 homens distribuídos por todos os pontos”, destacou.

O engenheiro civil, Welber Moura, destacou que o viaduto da Jatuarana deve ser entregue até a primeira quinzena de agosto. “Ele está bem adiantado, mas é preciso esperar mais uns quinze dias para que o aterro seque, para assim levarmos o trânsito para cima dele e começarmos os trabalhos de drenagem embaixo”, observou.

Edson Pazin, engenheiro civil, da empresa Consol, contratada pelo Dnit para fiscalização da obra, diz que os trabalhos serão intensificados, com a chegada do verão, e que há boa previsão de entrega dos principais pontos ainda este ano. “Todos os pontos terão frentes de trabalho, e no Trevo do Roque e na Jatuarana serão bem concentrados, estaremos juntos acompanhando as obras e a expectativa é que o cronograma proposto na última reunião seja cumprido”, disse. 
O prefeito Roberto Sobrinho destacou que as obras dos viadutos vão significar muito para a urbanização da cidade. “Além de reduzir o impacto direto que o aumento de veículos tem causado, garantindo mais segurança no trânsito”, disse ele. 

Leia mais:

Mercedes C63 AMG é safety car no DTM

Petter Solberg comanda rali na argentina

Ferrari é a marca automotiva mais popular nas redes sociais

Audi testa Q6 na neve

Fonte: monitormercantil

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.