Seletiva de Kart Petrobras

Postado por -

Correndo em casa, pilotos gaúchos esperam surpreender. Três pilotos da categoria Graduados serão classificados para a final da Seletiva 2015 no dia 25 no kartódromo do Velopark

O Campeonato Brasileiro de Kart chega a um marco importante em sua história este ano, com a realização da 50 ª edição, e a Seletiva de Kart Petrobras não poderia ficar de fora dessa comemoração, fazendo uma das suas etapas classificatórias dentro desta disputa. A segunda fase do campeonato ocorrerá entre os dias 21 e 25 de julho, no kartódromo do Velopark, em Nova Santa Rita no estado do Rio Grande do Sul. Três kartistas da categoria Graduados desta edição, que atendam os critérios do regulamento, serão selecionados para disputar a final da 17ª Seletiva de Kart Petrobras em novembro.

E a briga promete ser boa pelo título de campeão e pelas vagas. Até o momento, 16 kartistas já estão inscritos para a disputa da Graduados e o número deverá aumentar nos próximos dias. Entre os participantes, estarão dois ex-campeões da Seletiva, que por este motivo não poderão concorrer às vagas novamente: Olin Galli (campeão em 2013) e Pietro Rimbano (que ficou com o título no ano passado). O carioca Zaiya Fontana, outro nome importante na disputa, já garantiu sua vaga na final de 2015 da Seletiva, no mês passado, em Aldeia da Serra (SP), durante a Copa Petrobras Sorriso Campeão.

Entre tantas feras, a competição ainda terá os pilotos gaúchos, que esperam fazer bonito correndo em casa. Cinco gaúchos aparecem na lista de inscritos até aqui: Rodrigo Gonzalez, Augusto Cezar Fontanella, André Fleck Vollmer, Luis Matheus Theisen de Castro e Lucas Bell Kohl. Este último, com idade para lutar pelas vagas na final da Seletiva de Kart Petrobras, está ansioso para a competição, sua estreia em um Brasileiro de Kart.

“É a primeira vez que disputo uma vaga para a Seletiva. A expectativa é grande, até porque vai ser a primeira vez que vou correr o Brasileiro também, então um bom resultado pode nos ajudar a classificar para a Seletiva. Vamos nos esforçar ao máximo e tentar não cometer erros”, declarou Kohl, que tem 17 anos.

De acordo com a programação da segunda fase do Brasileiro de Kart, serão realizados dois treinos oficiais na terça-feira (21) e mais dois na quarta (22), com vinte minutos cada. Na quinta (23), acontecerá a tomada de tempos e a primeira bateria. A segunda bateria será disputada na sexta (24), tendo também a Pré Final programada para o dia. No sábado (25), ocorre a final, que está agendada para as 10h30.

Confira a programação do Campeonato Brasileiro de Kart / Graduados (segunda fase do evento):

Terça-feira, dia 21
8h23 às 8h43 – 1º Treino
9h32 às 9h52 – 2º Treino

Quarta-feira, dia 22
8h23 às 8h43 – 3º Treino
9h32 às 9h52 – 4º Treino

Quinta-feira, dia 23
8h10 às 8h17- Warm up
9h00 – Início Tomada de Tempos
10h00 – 1ª Bateria

Sexta-feira, dia 24
8h00 às 8h07 – Warm up
9h00 – 2ª Bateria
10h15 – Pré Final

Sábado, dia 25
8h00 às 8h07 – Warm up
10h30 – Final

Seletiva de Kart Petrobras – Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras e Petrobras Distribuidora, a Seletiva é composta por quatro etapas classificatórias em 2015, realizadas dentro dos principais campeonatos regionais do país. Doze pilotos serão selecionados para a grande final, onde competem em condições de igualdade. Participam do torneio kartistas entre 15 e 18 anos. Desde 2012, ex-campeões não podem defender seus títulos. Em média, aproximadamente 110 pilotos tentam a vaga na final da Seletiva por ano e, em 16 anos, quase 200 já estiveram disputando a final.

Considerada uma referência entre os kartistas do Brasil, a Seletiva de Kart Petrobras é reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK).

Além da maior premiação em dinheiro do kartismo nacional, a Seletiva de Kart Petrobras contemplará três competidores com a participação em um programa de orientação de pilotos, que inclui um teste com simulador de F-1 na Europa, um teste com uma equipe do automobilismo de base europeu, com a orientação de um coach, acompanhamento físico e psicológico, experiência com carros de turismo no Brasil, palestra sobre marketing e media training. A premiação total – somando todas as ações – chega a 250 mil reais. O campeão receberá 64 mil reais em dinheiro.

Os finalistas disputam o título com chassis fornecidos pela fabricante Bravar.

Classificados 2015 (três de 12 vagas já definidas):

Bruno Bertoncello (RS)
Zaiya Fontana (RJ)
Gaetano Di Mauro (SP)

Confira as demais provas do calendário da 17ª edição da Seletiva de Kart Petrobras:

Fase Classificatória
25 de julho – 2ª etapa (Campeonato Brasileiro de Kart) – Velopark, Nova Santa Rita (RS)
29 de agosto – 3ª etapa (Copa Norte de Kart) – São Luís (MA)
17 de outubro – 4ª etapa (Copa Brasil de Kart) – Vespasiano (MG)

Final

3 e 4 de novembro – Kartódromo Granja Viana – Cotia (SP)
* Sujeito a alterações

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.