Sensores detectam carros em rota de colisão

Postado por -
Sensores detectam a aproximação de veículos em rota de colisão.

São Paulo – Um brasileiro desenvolveu um sistema anticolisão que avisa o motorista se um carro se aproxima pelo ponto-cego de seu veículo.

O objetivo é diminuir o número de acidentes causados principalmente pela distração dos motoristas ou quando a visão do espelho retrovisor é insuficiente.

Eduardo Bertoldi, engenheiro que desenvolveu o sistema anticolisão durante o seu mestrado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, diz que o diferencial de seu sistema é o modo de como o usuário percebe uma possível colisão.

Para alertar o motorista sobre uma possível colisão, a tecnologia usa sensores vibratórios no assento e dois alto-falantes nas laterais do encosto da cabeça. Já os sensores externos conseguem detectar aproximações em rota de colisão a 20 metros de distância e são fixados somente nas laterais do veículo.

Os avisos sonoros usam efeito tridimensional. Se um carro se aproxima pelo lado direito, um aviso sonoro soa no mesmo lado. Um alerta vibratório dentro do assento também ajuda a identificar a possível colisão. Bertoldi diz que os sensores são ligados ao sistema elétrico do automóvel e a instalação do sistema anticolisão completo custa menos de R$ 100.

Fonte: http://info.abril.com.br

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.