Siemens apresenta solução elétrica de transporte

Postado por -

Por ocasião do 26.º Simpósio de Veículos Elétricos, que se realiza em Los Angeles, a Siemens revelou a sua nova solução elétrica para o transporte de mercadorias. Falamos da eHighway of the Future, uma solução que engloba a electrificação de caminhões em auto-estradas.


Tal como acontece hoje em dia com comboios e com os elétricos nas cidades, alimentados por energia elétrica através de uma linha de alta tensão colocada na via, a Siemens propõe a hibridização dos caminhões, com um sistema muito similar ao atualmente utilizado pelos Chevrolet Volt ou Opel Ampera.

O protótipo de caminhão atualmente em testes na Alemanha é animado por um motor Diesel, que atua como gerador para um motor eléctrico que se encarrega da impulsionar as rodas. Além deste motor, no topo do caminhão existem dois conectores, como os que encontramos nos elétricos, ajudados por um sensor, localizado na frente do caminhão. Quando o sensor detecta a presença de cabos de electricidade na via, aciona automaticamente os conectores, que, quando ligados à energia, enviam a eletricidade diretamente ao motor eléctrico que faz girar as rodas. Assim que o caminhão deixe a via electrificada, o motor passa, automaticamente a receber a eletricidade gerada pelo motor Diesel e os conectores retraem-se também de forma automática.

Além dos testes atualmente a serem levados a cabo na ALemanha. A Siemens possui já alguns projetos piloto para ligar os portos de Los Angeles e de Long Beach, na Califórnia, aos centros de logística daquele estado norte-americano.


Leia também:

Schumacher critica Pirelli: "parece que conduzimos pisando sobre ovos"

GT: Bernoldi é segundo colocado na Itália

Fonte: Automotor/Portugal

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.