Só a blindagem não protege

Postado por -
""

Quando se pensa em carros blindados, logo vem à mente da maioria a imagem de supercarro, totalmente indestrutível. Por enganos como este, muitos proprietários de veículos com blindagem cometem erros básicos que comprometem a segurança e podem ter resultados nefastos.

Por isso, especialistas que fornecem dicas fundamentais para que você não corra riscos desnecessários.

A básica, mas que muitos deixam de lado, é manter os vidros fechados e as portas travadas — por incrível que pareça, o motorista do vice-presidente da República cometeu este erro e, ao ser abordado por um assaltante, colocou Michel Temer em risco.

Carlos Eduardo Benatto, gerente da DuPont Armura, recomenda que, caso você pare o carro na rua, é importante observar o local antes de sair e nunca reagir no caso de qualquer abordagem.

O motorista de um carro blindado também deve fazer cursos de direção evasiva, pois este tipo de veículo tem comportamento dinâmico diferente de um sem blindagem, devido à elevação do centro de gravidade, onde grande parte do peso adicional está concentrada na área superior do automóvel. Além disso, em função do peso adicional, o motor, o freio e as suspensões têm seu comportamento alterado.

Também é importante que o usuário desse tipo de automóvel pense em alternativas de evasão, mantendo distância dos veículos à frente, para não ficar encurralado. Essa ação viabiliza uma manobra de fuga.

TÉCNICA

De acordo com o especialista Rogério Garrubbo, da Concept Blindagens, o motorista deve estar devidamente treinado para não se deixar levar pelo fator surpresa e nem ficar em choque em uma eventual abordagem.

Ele afirma que o tempo de reação do motorista deve ser o mais veloz possível, desde a recuperação do susto, passando pela análise do cenário ao redor e da rota possível de fuga até a aceleração do carro em busca da evasão da zona de perigo.

Fonte: odia.terra

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.