SP – Campinas fará o primeiro leilão do ano

Postado por -

A 7ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Campinas confirmou a realização do primeiro leilão de 2012 de veículos que estão apreendidos no Pátio Municipal. O leilão será na próxima sexta-feira, dia 20 de janeiro, a partir das 10h30, na Chácara São Pedro, que fica na Avenida Ricardo Bassoli Cezare, 5.000.

 Para este leilão, a estimativa é de que estejam disponíveis 574 lotes. Nesse total, estão três caminhões, automóveis, motos, bicicletas e peças. Os veículos que vão à leilão não possuem autorização para circulação, podendo ser utilizados apenas como sucata e terem as peças vendidas.

 A visitação aos lotes pode ser realizada em dois pontos distintos: no próprio Pátio da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), que fica na Rua Miguel Cascaldi Júnior, 141, no Jardim São João; e na Sede da EMDEC, na Vila Industrial, com acesso pelo portão da Defesa Civil, na Rua Francisco Teodoro, ao lado do túnel de pedestres.

 A visitação poderá ser realizada na quinta-feira, dia 19, das 8h às 16h30 e na sexta, dia do leilão, das 8h às 10h. Não é necessário o cadastramento prévio para a visitação dos lotes e participação no leilão. Basta que o interessado seja maior de idade.

 Leilões em 2011

 Em 2011, a 7ª Ciretran realizou quatro leilões. O primeiro foi no dia 12 de abril, quando foram comercializados 314 lotes (228 motos e 86 automóveis). O segundo aconteceu em 31 de maio, com 326 lotes (182 motos, 131 automóveis, 11 bicicletas e 2 lotes de peças). O terceiro leilão foi no dia 29 de julho, com 441 lotes (294 motos e 147 automóveis).

 O quarto, e último leilão de 2011, foi no dia 14 de outubro, com o arremate de 517 lotes (234 motos, 211 automóveis, 60 bicicletas e 12 lotes de peças).

 Pátio Municipal

 O Pátio Municipal de Guarda e Recolhimento de Veículos da EMDEC funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana, para o recebimento de veículos. Já o atendimento ao público, para a liberação dos veículos apreendidos, é feito de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h30. O Pátio fica na Rua Miguel Cascaldi Júnior, 141, no Jardim São João. O telefone para contato é o            (19) 3772-7148      .

 O Pátio recebe veículos que infringem a legislação de trânsito nas vias de Campinas, veículos que sofreram acidentes de trânsito e, também, veículos abandonados por furto ou roubo. O Pátio Municipal possui 1.029 vagas demarcadas, que podem abrigar até 2.300 carros.

 Atualmente, estão recolhidos no Pátio Municipal 6.981 veículos. Por causa da superlotação, desse total, 590 automóveis estão depositados na sede da EMDEC, na Vila Industrial e outros 120 veículos, incluindo caminhões e ônibus, no Departamento de Inspeção Veicular (DIV), no Jardim Satélite Íris II.

 O Pátio Municipal é referência no setor por garantir a guarda e retirada dos veículos dentro de padrões de segurança. Os veículos são entregues aos proprietários no mesmo estado em que ele é cadastrado. Para isso, a EMDEC realiza, no momento da entrada do veículo ao Pátio, uma checagem dos principais itens, que são fotografados para comprovar sua real condição. O procedimento permite que o proprietário confira as condições do veículo na liberação, reduzindo os riscos de prejuízos resultantes de danificações sobre qualquer item.

 Veículos a leilão

 Os veículos apreendidos no Pátio Municipal, que não são retirados após um período de 90 dias, podem ser levados a leilão público. Os leilões são organizados pela 7ª Ciretran.

 Cabe à 7ª Ciretran definir qual veículo será leiloado, cancelar o RENAVAN do veículo junto ao Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DETRAN/SP), contratar o leiloeiro e emitir Nota Fiscal da aquisição do produto no leilão.

 Os veículos que vão para leilão são vendidos como “sucata”, ou seja, não podem circular porque não possuem documentação, uma vez que o RENAVAM é cancelado. Já todas as peças dos veículos podem ser comercializadas.

Fonte: campinas.sp.gov

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.