SP- Detran enviará cartas alertando vencimento da CNH no Estado

Postado por -

O Departamento Estadual de Trâsito de São Paulo (Detran.SP) começará a enviar cartas alertando os motoristas de todo o Estado que estão com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) próxima do vencimento. A partir deste mês, o

O cidadão será orientado sobre o que precisa fazer para revalidar a habilitação, como cadastros, exames e documentos necessários, taxas a serem pagas e prazos para receber a nova CNH.

Nas correspondências, haverá informações como a data de vencimento da habilitação, o número do documento no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) e as instruções para a renovação.

Como as cartas serão enviadas faltando cerca de um mês para o vencimento da CNH, o cidadão terá, aproximadamente, 60 dias para renovar o documento, pois o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) permite que o condutor dirija com a habilitação por até 30 dias após a data do seu vencimento.

Após esse período, o motorista só poderá voltar ao volante depois de renovar a CNH. Conduzir veículo com o documento vencido há mais de um mês é infração gravíssima. O motorista que for pego receberá sete pontos na carteira, multa de R$ 191,24 e terá a habilitação retida, até que seja regularizada.

Fonte: http://jornalcidade.uol.com.br

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.