SP – Nova Odessa – Prefeitura leiloará lotes de carros e sucatas

Postado por -

A Prefeitura de Nova Odessa leva a leilão público 27 lotes composto por veículos, motocicletas e equipamentos no próximo dia 15 de dezembro, em horário e local a serem definidos. Podem participar quaisquer interessados, sendo que a venda é efetivada àquele que oferecer o maior preço por lote.

Dentre os destaques a serem leiloados estão um veículo Honda Civic (completo + banco de couro) e um Fiat Tempra, ambos em perfeito estado de conservação. Também há motos Yamaha DT 200 e RD 135 além de uma Honda Titan 125. Um Massey Fergusson 250 e uma Escavadeira Poclain também poderão ser adquiridos.

Segundo os artigos 17, 18, 19 e 22 da Lei 8.666/93, o governo pode leiloar bens móveis inservíveis (que não servem mais aos seus interesses de uso e de consumo) como carros utilizados na frota da administração pública, computadores e impressoras, entre outros produtos.

RENOVAÇÃO

O chefe do Setor de Transportes, Laílson Ferreira esclareceu que a renovação da frota municipal com objetivo de contenção de despesas se faz necessária uma vez que o investimento em manutenção dos veículos desgastado pelo tempo e uso é maior, por isso muitas máquinas e carros acabam perdendo a serventia.

Ao contrário das demais modalidades de licitação de compras do governo, podem participar dos leilões públicos tanto empresas quanto cidadãos. Isso porque em alguns casos, o interesse maior pela compra de determinado produto fica por conta das pessoas, e não das organizações.

É o caso de um lote de objetos e equipamentos provenientes da Secretaria de Educação, composto por carteiras, mesas, escrivaninhas, cadeiras, bancos, armários além de computadores, monitores, impressoras e outros periféricos.

“Talvez nenhuma empresa se interesse em adquirir, por exemplo, um computador que não é de última geração, mas talvez haja o interesse de compra por parte de algum cidadão para reforma ou reaproveitamento dos componentes”, observou o assessor de assuntos educacionais, Carlos Franco Rosa.

LEILOEIRO

O leiloeiro Gustavo Moretti Guimarães de Oliveira foi contratado pela Prefeitura, com dispensa de licitação prevista na Lei 8.666/93, já que o valor não ultrapassou o limite estipulado na referida legislação. O valor do contrato é de R$ 7,5 mil e prevê o inventário dos bens, avaliação de valor, loteamento dos objetos e efetivação da venda.

Os leilões públicos adotam sempre, para a definição do vencedor, o critério de maior preço, justamente o oposto aos pregões eletrônicos. Ou seja, quem oferecer o maior preço é quem leva o produto e o leiloeiro contratado terá cinco dias úteis para concluir o procedimento de venda, além de repassar os valores arrecadados aos cofres públicos.

Veja a lista dos bens a serem leiloados:

1 VW/GOL

2 VW/GOL

3 MOTONIVELADORA 140ZB PATROL

4 PÁ CARREGADEIRA W7

5 ROÇADEIRA TRITTON URBANO 3.300

6 MASSEY FERGUSON 250

7 CARRETA TIP TOP TRIVELLATO

8 FORD/FIESTA

9 VW/FUSCA

10 GM/OPALA

11 VW/FUSCA

12 FIAT/UNO

13 FIAT/UNO

14 GM/OPALA

15 FIAT/TEMPRA SX

16 RENAULT/TRAFIC

17 RENAULT/TRAFIC

18 HONDA/CIVIC

19 OBJETOS DIVERSOS (MÓVEIS, INFORMÁTICA, ELETRODOMÉSTICOS) (MÓVEIS, INFORMÁTICA, ELETRODOMÉSTICOS)

20 ESCAVADEIRA POCLAIN LY2P

21 YAMAHA/DT 200

22 YAMAHA/DT 200

23 YAMAHA/RD 135

24 YAMAHA/RD 135

25 HONDA/CG TITAN 125

26 YAMAHA/RD 135

27 VW/PARATI

Fonte: Prefeitura de Nova Odessa

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.