Stock Car de volta a Campo Grande traz pilotos do cenário internacional

Postado por -

Depois de quatro anos fora do circo da Stock Car, o Autódromo Internacional de Campo Grande recebe a categoria em grande estilo, com pilotos renomados no cenário internacional, como Rubens Barrichello que é sem dúvida um dos grandes nomes do Brasil na Fórmula 1, assim como Luciano Burti, e Bia Figueiredo que esteve entre os pilotos da categoria mais famosa nos Estados Unidos, que é a Fórmula Indy.

Para Bia Figueiredo voltar a Campo Grande, depois de 10 anos, é uma satisfação, pois, declarou que o circuito lhe agrada muito e destacou o clima desta quinta-feira (10): “A temperatura está muito agradável, tendo em vista que é uma região que faz muito calor, e acredito que vamos sair com um bom resultado daqui de Mato Grosso do Sul porque o traçado da pista me agrada muito”.

Piloto Bia Figueiredo da equipe União Química Racing. Foto: Samoel Weck.

Piloto Bia Figueiredo da equipe União Química Racing. Foto: Samoel Weck.

Falando das diferenças entre correr no Brasil e nos Estados Unidos Bia declara: “O nível dos pilotos que correm pela Stock Car é o mesmo ou até maior do que os pilotos que correm pela Indy, a grande diferença está no modo de conduzir, o brasileiro tem um estilo muito próprio. A grande diferença está na estrutura que a categoria americana oferece, dentro e fora das pistas”.

Perguntamos dos planos para 2016 e da carreira internacional: “Tenho planos de continuar na Stock Car no ano que vem, e pretendo crescer na categoria, tendo em vista que este ano ainda estou me adaptando com o carro, que é bem diferente que um Indy. Não tenho nada sinalizado de concreto para voltar para a Indy e muito menos de ingressar na Nascar, que é uma prova muito fechada, e que é muito difícil um piloto que não seja norte americano entrar na categoria, que são as duas categorias mais importantes e que contam com pilotos mulheres na atualidade”.

Cacá Bueno, que é sem dúvida um dos grandes nomes da Stock Car na atualidade e que vem sendo destaque em provas internacionais pela equipe BMW Team Brasil, falou sobre a estratégia para a corrida do fim de semana: ” Aqui é muito complicado o asfalto, e parece que não estará muito quente no dia da prova, e isso já dá um grande alívio aos  pneus e também aos freios que sofrem muito também com o calor, além do carro como um todo que tem tido problemas em pistas com altas temperaturas, pelo menos isso não vai acontecer. A estratégia em si será definida no sábado, dependendo da posição de largada, esperamos largar na frente que vai ajudar a não ter tanto desgaste no equipamento, já no final da fila temos que ter uma outra maneira de pilotar, destaco mais uma vez o desgaste do pneu e freios, aqui corrida é bastante desgastante”.

Piloto Cacá Bueno. Foto: Samoel Weck

Piloto Cacá Bueno. Foto: Samoel Weck

Com relação a estratégia, tendo em vista o traçado da pista, o piloto acrescenta:” O desenho da pista em Campo Grande é muito parecido com o circuito carioca que infelizmente foi destruído, porém mais lento, com curvas travadas, onde você tem que conseguir acertar o seu carro para frear bem e tracionar muito bem, este é o segredo daqui”.

O tricampeão da Corrida do Milhão, Thiago Camilo, que também venceu a última etapa em Cascavel, falou sobre as condições da pista do Autódromo Internacional de Campo Grande, onde venceu em 2009: ” É uma pista que fica mais lisa por conta da areia que invade a pista, sendo que conforme o vento bate mais forte, faz com que cada volta tenha uma condição diferenciada por conta desse fator, então temos que sempre estar se adaptando, além de ser uma pista muito abrasiva, e tivemos dificuldades em 2011 a última vez que a Stock Car esteve aqui, com o desgaste dos pneus, e com certeza o asfalto só deve ter piorado nestes anos todos, já que não foi recapeado, não tendo nenhuma mudança significativa. Com certeza a estratégia das equipes deve ser afetada muito pelo desgaste dos pneus, mas a pista me agrada e gosto do traçado do circuito.”

Piloto Thiago Camilo da equipe Ipiranga - RCM. Foto: Samoel Weck

Piloto Thiago Camilo da equipe Ipiranga – RCM. Foto: Samoel Weck

 

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.