Super Kart Brasil: Interlagos vê a abertura de uma nova fase no kartismo nacional

Postado por -

SKB 05 é o primeiro torneio que terá a participação das novas fábricas de chassis do mercado brasileiro

A quinta edição do Super Kart Brasil, que será disputada entre os dias 27 e 29 de janeiro no Kartódromo de Interlagos, em São Paulo, é a primeira competição de uma nova fase da modalidade no país. Em 2012, o mercado do kart nacional recebeu nada menos que cinco novas fábricas de chassis – que entram na concorrência com as outras cinco que já produziam no Brasil.

As de origem italiana: CRG, Intrepid e Energy, a filial da francesa ART e a 100% brasileira PPK são as novidades em termos de chassis e componentes para kart. A partir deste ano, elas enfrentam marcas já consolidadas no Brasil como a tradicional Kart-Mini – no mercado há mais de 40 anos -, Birel Sudam, Mega Kart, Thunder Racing e Techspeed.

"Com a chegada dessas novas marcas, quem tem a ganhar são os pilotos. A concorrência é boa para qualquer mercado, porque traz desenvolvimento muito rápido. O Super Kart Brasil vai ser só a primeira demonstração do que será essa disputa entre fábricas", avalia Sérgio Jimenez, um dos organizadores do evento ao lado de André Nicastro, os irmãos Danilo e Dennis Dirani, Paulo Carcasci, Renato Russo e Ruben Carrapatoso.

No SKB 05, alguns nomes importantes do kart e automobilismo nacional já fizeram sua opção pelas marcas de chassi. Nelsinho Piquet, campeão do SKB 02, por exemplo, correrá em duas categorias com duas marcas diferentes. Na Graduados ele vai utilizar os chassis Intrepid, enquanto na Shifter Kart optou pelos Energy – que também foi a marca escolhida por Tuka Rocha, piloto da Stock Car, na mesma categoria.

Renato Russo, tricampeão do SKB pela Shifter Sênior, vai utilizar os chassis CRG na busca pelo quarto título. Dos organizadores, Sérgio Jimenez e Dennis Dirani correrão com chassis Birel Sudam, André NIcastro defende as cores da Techspeed e Danilo Dirani corre pela Kart-Mini.

Os treinos livres para a quinta edição do Super Kart Brasil – que corre junto do Campeonato Paulista de Kart – começaram nesta quinta-feira em Interlagos. As quatro corridas que compõe o evento serão disputadas no sábado e no domingo. Confira a programação:

Sábado – 28/1

1ª prova
Júnior – 10h50
Graduados – 11h15
Sênior – 11h40
Shifter Kart – 12h30
Super Cadete – 12h55

2ª prova
Júnior – 14h30
Graduados – 15h
Sênior – 15h30
Shifter Kart – 16h30
Super Cadete – 17h

Domingo – 29/1

3ª prova
Júnior – 10h40
Graduados – 11h05
Sênior – 11h30
Shifter Kart – 11h55
Super Cadete – 12h20

4ª prova
Júnior – 13h10
Graduados – 13h35
Sênior – 14h
Shifter Kart – 14h30
Super Cadete – 15h
Endurance – 15h30

Fonte: Inova Comunicação

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.