Teste reprova cintos traseiros em hatches nacionais

Postado por -

Depois de uma avalição realizada em 20 veículos hatches compactos de montadoras nacionais, e divulgada na quinta-feira, a Proteste, Associação de Defesa do Consumidor, concluiu que alguns modelos possuem sistema falho de cintos de segurança.

A comparação foi feita a partir das diferenças entre os sistemas de retenção dos veículos. Neste caso, a avaliação de cintos dianteiros apresentou resultados bem melhores que a dos cintos traseiros.

Entre os modelos analisados, o Ford Ka 1.0 Rocam foi o modelo com o pior resultado na avaliação, no que diz respeito ao sistema de retenção. Citroën C3 1.6 Exclusive automático, Volkswagen Fox 1.6 Prime i-Motion e Peugeot 207 1.6 16V XS automático têm as melhores configurações do sistema de retenção veicular, de acordo com a pesquisa.

Em uma análise para constatar se os cintos de segurança traseiros eram compatíveis com cadeiras apropriadas para transportar crianças, o Proteste concluiu que as versões do Ford Ka não permitem a instalação do chamado bebê-conforto. Tudo por conta do comprimento reduzido do cinto de segurança traseiro. Renault Clio, Chevrolet Celta e Ford Ka 1.6 Sport também não apresentaram comprimento suficiente de cinto para motoristas obesos, o que colocaria em risco a vida de tais ocupantes.

Em pronunciamento, a Chevrolet disse que todos os veículos comercializados no país atendem às especificações exegidas no Brasil, e todos os modelos são homologados por órgãos do governo – Ibama e Denatran. A Ford e a Renault ainda não se pronunciaram sobre o assunto.

A lista de carros avaliados pela Proteste inclui os modelos Citroën C3 1.6 l GLX 16V Exclusive Automatique, Volkswagen Gol 1.0 l Total Flex Rock in Rio, Volkswagen Fox 1.6 l Flex Prime i-Motion, Peugeot 207 1.6 l 16V XS Automatic, Fiat Uno 1.4 l Evo Sporting, Volkswagen Fox 1.0 l Total Flex, Peugeot 207 X-Line, Ford Fiesta 1.6 l Rocam, Citroën C3 1.4 l GLX, Chevrolet Corsa 1.4 l Maxx, Volkswagen Gol 1.0 l Total Flex, Volkswagen Gol 1.6 l Total Flex Rallye, Renault Clio 1.0 l 16v Hi Flex, Renault Clio 1.0 16V Hi Flex, Chevrolet Celta 1.0 l Flexpower LS, Chevrolet Celta 1.0 l Flexpower LS, Fiat Uno Vivace 1.0 l Evo Flex, Ford Ka 1.6 l Sport, Ford Fiesta 1.0 l Rocam e Ford Ka 1.0 l Rocam.

Leia também:

Novo Fiesta fará 30 km por litro

Audi DTCC: Felipe Gama vence segunda corrida em Brasília

F-Truck: Beto Monteiro vence no Rio de Janeiro e dispara na liderança

Fonte: Terra

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.