Uesc produz carro elétrico com estrutura de coco para competir em SP

Postado por -

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), no sul do estado, será a primeira universidade do Norte-Nordeste a participar da Maratona Universitária de Eficiência Energética. Com esse objetivo, o grupo integrante do Projeto Carro Elétrico da Bahia, embarca num ônibus da instituição, neste sábado (8), para a cidade de São Paulo levando um carro elétrico movido à energia de uma pequena bateria de quatro ampères, produzido por alunos e professores do curso de engenharia de produção.

Eles vão participar da 8ª Maratona Universitária de Eficiência Energética, que está sendo realizada, até o dia 13 deste mês, no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, com a meta de manter o carrinho rodando na pista o maior tempo possível, utilizando a menor quantidade de energia.

Além de ser um veículo de performance, o Cel da Bahia é um projeto educacional que integra valores de desenvolvimento sustentável – respeito pela diversidade social, controle de energia e proteção ambiental, voltado para o fortalecimento da “consciência social e ambiental”, como explica o professor doutor Celso Fornari Junior.

Materiais naturais, reutilizáveis e sustentáveis compõem a estrutura do carro. Um deles é a fibra de coco para compor a carenagem, alumínio no chassi e nas rodas de bicicleta, aro 20 polegadas, uma mistura de borracha com a fibra de piaçava. O carro foi projetado usando soluções técnicas baseadas em extensa pesquisa.

Integram ainda o grupo, os professores Jorge Henrique de Oliveira Sales, Luciana Cláudia de Paula, Mayana Brandão dos Santos, Zolacir Trindade de Oliveira Junior e Klezio Darlain do Espírito Santo Silva. Os alunos são Alanna Melo, Caio Kunrath, Fabiano Pinto, Fabio Santos, Layza Ohanna, Lívia Neri, Talles Miranda, Tamilly Evangelista, Diana Silveira e Luiz Buscariolli.

Fonte: comunicacao.ba.gov.br

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.