Uma Disney feita para fãs de automóveis

Postado por -

Os consumidores alemães da Volkswagen vêm mostrando, há alguns anos, um interesse especial pela fábrica da marca em Wolfsburg. Esta unidade é a maior da Europa com uma área que ultrapassa a do principado de Mônaco. Muitos desses clientes saíam de suas cidades, em diferentes pontos da Alemanha, para comprar seu carro em uma concessionária próxima à unidade de Wolfsburg. 

Ao notar esse “hábito” dos fãs da Volks, surgiu a ideia de construir um complexo que permitisse uma experiência com a marca. Assim, além de comprar um carro, o comprador pode conhecer a história, a filosofia e a visão de futuro do grupo Volkswagen. Para tornar o projeto realidade, foi preciso um investimento de 430 milhões de euros. E surgiu a Autostadt – ou Cidade de Automóveis, em alemão –, que ocupa uma área de 28 hectares.

Como slogan “Pessoas, carros e o que os move”, a Autostadt não se restringe à Volkswagen. Ela é, na verdade, um parque temático para todos os apaixonados por carros. Nessa “cidade”, acontecem também eventos culturais e educacionais relacionados a diferentes aspectos do ser humano e da mobilidade. O moderno prédio reserva ainda exposições interativas e cinema.

Já as marcas que compõem o grupo Volkswagen podem ser conhecidas um pouco melhor ao entrar em um dos sete pavilhões da Autosdadt. Quando a fome apertar, o visitante pode recorrer a um dos 13 restaurantes no interior do complexo, que também conta com um hotel cinco estrelas. Mas a principal atração do local é o CustomerCenter, a maior concessionária do mundo. E o destaque da fica por conta das CarTowers, torres cilíndricas de vidro onde ficam armazenados até 800 carros, que são manipulados de forma automatizada. Desde a sua inauguração, em 2000, mais de 24 milhões de pessoas já passaram por lá.


Leia também:

Veja os carros mais roubados do Brasil

WTCC: Dobradinha Chevrolet na segunda corrida

Sauber fecha parceria com Chelsea e terá escudo do time inglês no carro

Fonte: AutoCosmos/México

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.