Uma história de paixão pela Ford

Postado por -

Este final de semana a cidade mais gaúcha do estado de Mato Grosso do Sul, São Gabriel do Oeste, recebeu um grande público vindo de todas as partes de MS, além de visitantes dos estados vizinhos São Paulo, Paraná e Mato Grosso para a tradicional festa do Porco no Rolete. Entre tantas atrações e artistas nacionais, o público que por lá passou pode conferir uma exposição de carros antigos, com exemplares trazidos de diversas regiões do estado e do Rio Grande do Sul.

O organizador do evento Valquírio Baseggio, conhecido em todo o Brasil pelos antigomobilistas como Mané”, trouxe de Passo Fundo – RS, alguns exemplares interessantes, não apenas pela conservação e restauração de alto padrão, mas por fatos que fazem história em cada modelo.

Mané é um apaixonado por carros antigos da Ford, tendo em sua coleção todos os modelos de Pick-up’s da marca que foram comercializadas no país, com destaque para duas que estavam na exposição deste final de semana.

Pick-up Ford F100 1969 e F1000 1993, são destaques na coleção de Mané Baseggio.

Pick-up Ford F100 1969 e F1000 1993, são destaques na coleção de Mané Baseggio.

A primeira trata-se de uma Pick-up Ford 1969 F100 De Luxe Twin I Beam (dois eixos) na cor Turquesa Aqua, que foi restaurada para relembrar uma das caminhonetes de seu pai. O modelo teve o maior investimento do colecionador até então, cerca de R$ 220.000,00,  pois foram necessárias 4800 horas de trabalho de restauração ao longo de dois anos e meio. Como um colecionador exigente, buscou a caçamba no Uruguai e a cabine veio de um caminhão F600 da Ford, que diferenciavam por pequenos detalhes nos para-lamas, que foram modificados para alcançar o máximo de originalidade.

A motorização também é original. Em baixo do capô está um legítimo V8 292 em perfeito estado de funcionamento.

Ford F100 1969 Twin I Beam Turquesa Aqua. Moto V8 292

Ford F100 1969 Twin I Beam Turquesa Aqua. Moto V8 292

O carro vai ganhar a placa preta em breve, porém não vai obter o máximo de pontuação, por dois detalhes de conforto que o Mané não abre mão, o “Condicionador de Ar” e o “Frigobar”.

 

O segundo carro em destaque não é tão raro, porém a sua história é digna de um capítulo de novela, com cenas de amor pela Pick-Up F1000 e sua esposa Ana Carolina.

O colecionador tem na ponta da língua o ano, o dia do mês, o dia da semana e a hora que teve o encontro com sua amada, estamos falando primeiro da F1000. Dia 18 de dezembro de 1993, uma manhã de domingo às 11 horas e 20 minutos.

Ford F1000 1993 entregue para o proprietário em um domingo dia 18/12/93 às 11:20hs

Ford F1000 1993 entregue para o proprietário em um domingo dia 18/12/93 às 11:20hs

O seu cuidado é tão grande pela caminhonete, que a F1000 1993 nunca pegou chuva e está com 74.000 km originais.

No ano de 2003 começa o triângulo amoroso entre ele e elas, ou seja, Mané, a F1000 (seu primeiro amor) e Ana Carolina (sua esposa), respectivamente.

Com certeza dentro da F1000 o Mané ficou muito mais bonito, chamando a atenção de Ana Carolina. Como um bom galanteador, chamou a moça para sair, e para mostrar que era um moço de princípios e modos, foi logo pedindo uma garrafa de água mineral, que inclusive ele guarda até hoje dentro da F1000, não era daqueles rapazes que toma todas, “depois claro ela descobriu o golpe”.

Mas para conservar esse triângulo amoroso intacto à prova do tempo e das intempéries, desde que conquistou o coração de sua esposa (há 12 anos) ele não usa mais o seu outro amor, a F1000, tendo abastecido apenas duas vezes a pick-up nesse período.

Mas para um bom colecionador, e ainda por cima gaúcho, tem mais histórias em sua coleção.

Dentro do acervo de um colecionador brasileiro não pode faltar o carro de luxo mais famoso e confortável vendido no Brasil nos anos 70 e 80, o sedan de luxo Landau.E como dissemos no início dessa matéria, que Mané é apaixonado pela marca americana Ford, ele claro tem mais de um.

O primeiro é um Landau 1979 que foi comprado aqui em Mato Grosso do Sul, na cidade de Coxim, que chamou a atenção pela cor vinho, que seria um carro raro, tendo sido fabricados poucas unidades nessa cor, porém, ao começar a restauração do carro, verificou que sua cor não era original, e restaurou na cor original “Azul Executivo”, apesar de aparentar a cor cinza.

Porém antes de restaurar mais um carro para sua coleção, fez uma aventura com mais 3 Landau’s com 13 pessoas à bordo, em uma viagem que percorreu 8.100 km em nove dias, saindo do Rio Grande do Sul, passando pelo Chile e Uruguai. A viagem foi patrocinada pela Petrobras, pois o carro que leva 120 litros em seu tanque, fez em média 5,6 km/l.

A última viagem à bordo do Landau 1979 foi de Passo Fundo (RS) até São Gabriel do Oeste (MS), para ser exposto.

Ao lado na Exposição de Carros Antigos na Festa do Porco no Rolete, estava um outro Landau 1981 na cor preto bali.

Na coleção de empresário da família Baseggio tem outros veículos bem diferentes com um caminhão e um Jeep do Exército que tem rodado duplo na traseira.

Outra raridade não está sobre quatro rodas e sim sobre duas. Motod Harley Davidson ano 1996, modelo Electra Glide, com aproximadamente 54 mil km, além da conservação impecável, são detalhes que não tornam essa moto especial, se não fosse o fato de ter pertencido ao falecido comandante Rolim, ex-proprietário da empresa brasileira de transporte aéreo TAM.

Harley Davidson 1996 Electra Glide, moto que pertenceu ao comandante Rolim da TAM.

Harley Davidson 1996 Electra Glide, moto que pertenceu ao comandante Rolim da TAM.

 

O comandante adquiriu esse exemplar em uma negociação onde foi comprar um avião antigo de coleção, e pagou pelo mesmo sem reclamar, R$ 450 mil reais pedido pelo proprietário da aeronave, a única exigência é que a moto teria que ir junto no negócio.

Depois da morte de Rolim, a moto foi vendida pela família por comprador de Passo Fundo, cidade onde Mané tem uma de suas propriedades onde fica com a família a maior parte do ano.

Confira mais carros que também estavam presentes no evento:

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.