UX o SUV híbrido da Lexus

Postado por -

Texto original da assessoria de impressa da marca traduzido eletronicamente

Lexus apresenta a estréia do novo UX no Geneva Motor Show em 2018, um crossover de espírito livre criado expressamente para o explorador urbano moderno que procura um sopro de ar fresco, contemporâneo e vibrante em um estilo de vida de luxo.

Chika Kako, Engenheiro-chefe da UX, diz: "Desde o início, eu me concentrei no cliente-alvo (trinta e um, milenar, masculino ou feminino) para tentar entender como ele esperaria que um veículo premium compacto mudasse sua vida e lhe permitisse novas experiências. . Foi o que nos guiou ao protótipo básico para o UX como um explorador urbano criativo, um novo gênero de crossover.

"O design ainda é o principal motivo para comprar qualquer carro, é o design que promete ao cliente o que o carro pode dar. Com a UX, a equipe de design criou um estilo que oferece o forte senso de segurança que distingue os cruzamentos dos hatchbacks, mas combinado com uma dimensão muito dinâmica.

"Nós também nos concentramos em dar à UX uma sensação de condução distinta que dura no cliente. Eu queria dar outro toque à imagem de um cruzamento com um corpo alto que exige manobras cuidadas e oferecer um carro com desempenho ágil e excelente manobrabilidade, o que torna mais fácil dirigir como um hatchback ".

O UX é um novo passaporte para a Lexus, possui todas as qualidades que definem a marca: design audaz, artesanato superior, performance impressionante e tecnologia imaginativa.

Supervisionado pelo engenheiro-chefe Kako e pelo chefe de design Tetsuo Miki, as equipes de desenvolvimento trabalharam lado a lado para produzir um carro cujo exterior e interior parecem unidos de forma fluida. Um corpo poderoso que se destaca por sua frente incrivelmente alargada, envolve um compartimento de passageiros que oferece uma posição de direção focada no motorista e um espaço aberto e relaxante para passageiros. Embora ainda ofereça uma visão dominante do volante, a UX apresenta uma posição de direção que faz com que o crossover se sinta mais como um hatchback receptivo do que um SUV.

A UX marca outra série de inovações técnicas, incluindo o primeiro uso da nova plataforma de arquitetura global chamada GA-C, que oferece uma alta rigidez estrutural fundamental e um baixo centro de gravidade para garantir uma excelente qualidade e estabilidade na viagem. O novo sistema híbrido auto-recarregável da quarta geração também é apresentado pela primeira vez.

PROJETO DESENVOLVIDO

A Lexus deu à UX um design que expressa a sensação de segurança que se espera de um crossover, mas que também transmite agilidade e uma qualidade de condução despreocupada com linhas elegantes e condensadas de forma atrativa. O resultado é um modelo com uma identidade única em seu segmento que faz uma declaração de design forte e atraente. Houve uma estreita colaboração entre os diretores das equipes que trabalharam dentro e fora do veículo e o resultado é uma maneira harmoniosa que quase sem perceber o interior e o exterior do carro.

DESENHO EXTERIOR

O objetivo do UX não era manter o aspecto sólido e predeterminado do crossover, mas para alcançar um design compacto forte e elegante ao mesmo tempo, rompendo com as convenções do segmento para oferecer algo mais distintivo e dinâmico.

Esta abordagem de design pode ser vista da maneira que as asas dianteira e traseira se ampliam marcadamente para fora da forma básica do carro, que flui das linhas da grade cônica para envolver o compartimento do passageiro. As superfícies exteriores, meticulosamente criadas, são simples, mas cativantes e expressam força e dinamismo.

Na frente, o arranjo dos faróis e a grelha na seta de flecha dupla são integrados na forma marcada e profunda criada pelo capô e o pára-choque para gerar uma sensação de segurança. Na parte traseira, um tratamento de estilo condensado contrasta muito com as barbatanas alargadas para enfatizar as qualidades de cruzamento dinâmicas e fortes do UX.

Os detalhes incluem luzes diurnas, dispostas em uma forma de flecha sobre os faróis para enfatizar a assinatura Lexus L. A grelha de seta de flecha dupla tem um novo padrão de malha em forma de bloco com elementos individuais que mudam gradualmente à medida que irradia do emblema central da Lexus, dando-lhe uma aparência tridimensional que muda de acordo com o ângulo de visão.

A combinação de taillights tem um design original e avançado que não só chama a atenção, mas também é aerodinamicamente eficiente e melhora a manobrabilidade do veículo. As unidades direita e esquerda são conectadas por uma simples linha contínua de luz que atravessa a porta traseira para dar a parte traseira do UX um aspecto único. Formada por uma seqüência de 120 LEDs, estreita gentilmente em direção ao centro, atingindo apenas 3 mm de espessura no ponto mais estreito. Este design está destinado a tornar-se uma característica típica da Lexus em um primeiro mundo.

Foram criados quatro novos modelos de rodas de alumínio para a UX, com diâmetros de 17 e 18 polegadas. As rodas de 17 polegadas com cinco raios têm um design aerodinâmico pioneiro, que veremos mais detalhes na seção Tecnologia.

DIMENSÕES E ESTRUTURA

O UX mede 4,495mm de comprimento, 1.520mm de altura e 1.840mm de largura e a distância entre eixos é de 2.640mm. Uma distância de 870 mm entre os bancos dianteiros e traseiros assegura um amplo espaço para os passageiros traseiros, enquanto a área de carga goza de um comprimento generoso de 791 mm.

As proporções do carro permitem uma excelente manobrabilidade, com um raio de giro de 5,2 m, o melhor no segmento. Para o motorista, a distância reduzida entre o ponto do quadril e os dos saltos produz a sensação de dirigir um hatchback em vez de um veículo tipo SUV.

DESENHO INTERIOR

Os designers queriam eliminar a barreira entre o exterior e o interior, criando uma continuidade fluida. Este conceito é especialmente notável do banco do motorista, onde a parte superior do painel de instrumentos parece prolongar-se além do pára-brisa. Da mesma forma, visto de fora, o capô parece estar diretamente conectado ao painel de instrumentos. Este efeito é inspirado na forma como o conceito japonês tradicional de  engawa  desfigura os limites entre o interior eo exterior de uma casa. O efeito dá ao motorista um excelente campo de visão, com uma visão clara das dimensões da carroçaria do veículo.

A abordagem centrada na pessoa é estendida ao design do interior do UX, com um conceito de "assento no comando" que concentra o controle de todas as principais funções do veículo ao redor do lado do condutor no compartimento do passageiro.

Ao mesmo tempo, isso ajuda a criar um ambiente mais relaxante ao redor do espaço dos passageiros. O painel de instrumentos tem um design baixo e discreto e as molduras finas do pilar A foram modeladas para melhorar a visibilidade e fornecer o tipo de visão dominante esperada de um cruzamento.

O engenheiro-chefe Kako aproveitou sua própria experiência no desenvolvimento de materiais e no tempo gasto na Europa para definir a qualidade e a aparência do interior, em particular, aplicando uma abordagem "menos é mais" para alcançar a efeito desejado.

Ele explica: "No decorrer da minha carreira (anterior), eu aprendi que até mesmo os elementos que compõem o interior, como os assentos, o painel de instrumentos e as aparas, são todos feitos de acordo com uma especificação, o que não significa necessariamente que o todo produz uma impressão elegante. Ao decidir se um interior é bom ou ruim, controlar o equilíbrio entre continuidade, unidade e contraste é mais importante do que as especificações relativas dos componentes individuais ".

O pensamento de design centrado na pessoa incluiu prestar atenção especial ao aspecto e à facilidade de uso do console central, que integra os controles de áudio em um descanso para as mãos. A forma do encosto é definida para possibilitar a utilização dos controles, mantendo uma postura confortável e natural.

Entrar e sair do veículo é fácil e conveniente graças à colocação ideal do ponto do quadril, um perfil de corte para o pé de pé sob as portas e a forma da almofada do assento.

HANDICRAFTS ALTOS

O artesanato superior que define veículos Lexus é evidente tanto na alta qualidade do novo UX (construído na fábrica Kyushu, também o berço dos modelos CT, NX e RX) e nos detalhes finos, como a aplicação de diferentes acabamentos exclusivos na cabine.

ROUPA DE COURO  SASHIKO

O estofamento de couro macio disponível para o UX é feito com  sashiko , uma técnica tradicional japonesa que também é usada para fazer kimonos de judô e kendo. O couro assim trabalhado é decorado com novos padrões de perfuração que formam curvas matemáticas e gradientes em um alinhamento perfeito, melhorando a aparência dos assentos.

DECORAÇÕES INSPIRADAS NO GRÃO DO PAPEL JAPONÊS

O conjunto de instrumentos ampliado do UX cobre uma área alongada que liga o lado do condutor com o lado do co-condutor. Isso dá a oportunidade de acentuar o ambiente da cabine com guarnições de alta qualidade, podendo escolher entre dois padrões de grãos e quatro cores.

O UX é o primeiro modelo da Lexus que oferece um novo acabamento de grãos para os estofos inspirados no grão de papel japonês, conhecido como  washi , muito comum em casas japonesas tradicionais.

Criada usando síntese rotacional e um acabamento de superfície cuidadosamente selecionado, evoca uma sensação quente e calma.

Um acabamento em couro de grão também está disponível, compartilhado com o cupê LC e o sedan emblemático LS, criando uma qualidade consistente em toda a marca Lexus.

DESEMPENHO IMPRESSIONANTE

O UX foi projetado para fornecer o "desempenho elegante com a paz de espírito" de todos os modelos Lexus. A base é a nova plataforma de arquitetura global chamada GA-C, usada pela primeira vez em um Lexus. Os novos motores também fazem sua estréia: um novo sistema híbrido auto-recarregável de quarta geração com 178 DIN cv / 131kW [1]  e a possibilidade de escolher a tração dianteira ou E-Four no UX 250h. Suspensão, direção e pneus também foram desenvolvidos para suportar as ambições dinâmicas e de desempenho da Lexus para o UX.

PRIMEIRO USO DA NOVA PLATAFORMA GLOBAL DE ARQUITECTURA CHAMADA GA- C

O UX é o primeiro Lexus a ser construído com a nova plataforma de arquitetura global chamada GA-C, a base do desempenho dinâmico do carro. O seu desenvolvimento centrou-se em fornecer ao UX uma resposta ágil e instantânea à ação do driver e, ao mesmo tempo, transmitir uma sensação de estabilidade e segurança.

A plataforma permitiu um aumento da rigidez, incluindo uma estrutura forte e anular em torno das aberturas das portas traseiras. O adesivo de alta rigidez e a soldagem por parafuso a laser foram usados ​​em pontos-chave, melhorando muito a rigidez geral.

CENTRO DE BAIXA GRAVIDADE

O UX tem o menor centro de gravidade entre os veículos da sua classe, graças ao design da plataforma GA-C. Esta característica, chave para a condução agradável do carro e a qualidade do seu manuseio, também é suportada por medidas de redução de peso na construção da carroçaria, incluindo o uso de alumínio leve para as portas laterais, as barbatanas e o capô e material de resina para a porta traseira.

SUSPENSÃO E ENDEREÇO

A suspensão dianteira MacPherson e o triangulo duplo são projetados e ajustados para promover conforto confortável e resposta precisa. Foi dada especial atenção ao desempenho do amortecedor e à qualidade do óleo para amortecedor, selos e controle de fricção.

Para a UX, um sistema de direção elétrica foi adotado com uma nova coluna compacta e muito rígida, com um diâmetro maior no eixo. Isso favorece o tratamento com uma resposta definitiva e imediata às ações do motorista, com um bom senso de direção.

UX 250h COM QUARTA GERAÇÃO DE MOTOR HÍBRIDO AUTORRECARGÁVEL

O Lexus UX 250h também usa um novo sistema elétrico híbrido de quarta geração que inclui um motor a gasolina de quatro cilindros de 2 litros e uma transmissão eletrônica variável contínua (E-CVT). Estará disponível com tração dianteira e com Lexus E-Four. O novo motor se destaca pela alta eficiência e desempenho térmico, com valores de desempenho provisórios para o sistema híbrido de auto-recarga (motor combinado e motor elétrico que prevê um máximo de 178 DIN cv / 131kW).

O programa de desenvolvimento do powertrain focou não apenas na economia de combustível, mas também em um alto nível de atrativo. Um grande esforço foi feito para reduzir qualquer efeito de "borracha" na operação do sistema híbrido e da transmissão, otimizando o nível de assistência elétrica do motor e o rpm para gerar uma sensação de aceleração linear sem que o motor funcione em muitas revoluções. O rmp do motor é sincronizado com o aumento da velocidade do veículo para criar uma sensação de aceleração imediata e contínua, respondendo às intenções do motorista e criando uma sensação de condução agradável.

NOVA TRANSFERÊNCIA, BATERIA HÍBRIDA E UNIDADE DE CONTROLE DE POTÊNCIA

O novo sistema possui uma nova unidade de controle de transmissão e transmissão, projetada para minimizar as perdas de energia devido ao calor e à fricção. Uma nova bateria de hidreto de níquel-metal (NiMH) foi usada com uma construção revisada e um sistema de refrigeração mais compacto que permite dimensões gerais menores. Isso permite que a bateria seja colocada sob o banco traseiro, minimizando a intrusão no espaço de carga e contribuindo para o baixo centro de gravidade da UX.

E-FOUR

O sistema E-Four oferece a capacidade de tração nas quatro rodas UX 250h colocando um motor elétrico adicional no eixo traseiro. A distribuição de energia entre os eixos dianteiro e traseiro é otimizada automaticamente ao acelerar, encurralar ou dirigir em superfícies escorregadias. Quando uma perda de aderência nas rodas traseiras é detectada, a quantidade de energia que pode ser enviada para o eixo traseiro aumentou de 60 a 80 por cento, aproximadamente, a velocidades de até 70 km / h, o que contribui para uma excelente estabilidade.

TECNOLOGIA IMAGINATIVA

O caráter exclusivo do Lexus UX é expresso na aplicação de tecnologia imaginativa para aspectos detalhados do carro, enfatizando sua alta qualidade diante dos clientes, especialmente aqueles que poderiam comprar um veículo de marca premium pela primeira vez.

SEGURANÇA

O UX está disponível com a versão mais recente do Lexus Safety System +, que inclui um sistema pré-colisão (PCS) desenvolvido para reconhecer os pedestres durante a noite. Além disso, a detecção de radar do PCS foi ampliada para permitir a detecção de ciclistas do dia, que são usuários de estradas envolvidos em grande número de acidentes de trânsito. [2]  O pacote oferecido pela UX também inclui a Lexus Co DRIVE (com Assistente de manutenção de pista e Controle de cruzeiro adaptativo), Luzes rodoviárias automáticas / Sistema de luz de estrada adaptável e Assistente de sinal de trânsito [3] .

Um freio auxiliar de estacionamento detecta o risco de o veículo entrar em contato com um objeto estático em seu caminho, ou com outro veículo que se aproxima por trás e reduz automaticamente a força, inicia a travagem e emite alertas acústicos e visuais para reduzir as chances de uma colisão ou mitigar o dano se o impacto ocorrer.

DETALHES DO DESENHO AERODINÂMICO NO PREMIUM MUNDIAL

A Lexus adotou uma nova abordagem para alcançar o melhor desempenho aerodinâmico possível a partir das luzes traseiras do UX, as molduras do arco da roda e, em estréia mundial, as rodas aerodinâmicas.

As luzes aero estabilizadoras na parte traseira incorporam barbatanas com um design distinto que ajuda a evitar que o fluxo de ar se envolva em torno da parte traseira do veículo. Eles fazem um contributo considerável para manter a parte traseira do carro estável ao girar e dirigir com o vento lateral. Foram feitos ajustes muito cuidadosos ao perfil curvo das luzes, com cada alteração avaliada e verificada no túnel de vento e em testes de condução reais.

As molduras do arco da roda têm lados planos e uma seção superior escalonada, o que gera um fluxo de ar que ajuda a reduzir os balanços e mantém o veículo estável quando o carro se reveza, muda de pista ou de roda em linha reta. O ajuste do milímetro desta característica manteve um equilíbrio ótimo entre o efeito estabilizador e as considerações de projeto.

As rodas de alumínio da UX têm um design aerodinâmico pioneiro que ajuda a manter o freio fresco e reduz a resistência do vento. As simulações e testes de computador no túnel de vento produziram uma forma de perfil para os raios dos pneus que aumentaram a quantidade de fluxo de ar que poderia ser direcionada para esfriar os freios sem afetar o coeficiente de arrasto (Cd).

CONTROLE DE VENTILAÇÃO COM RODA ÚNICA COM ILUMINAÇÃO SEM FIO

Os dutos de ventilação da UX têm um novo controle de uma única roda para a direção e volume do ar, iluminado com um novo sistema sem fio. Ao combinar ambas as funções no mesmo controle, os dutos podem ser maiores, melhorando assim o desempenho. Cada controle tem uma fonte de luz LED alimentada sem fio por ressonância eletromagnética entre duas bobinas que vibram na mesma freqüência. Usando o mesmo princípio de design que as luzes traseiras LC, as luzes nos dutos de ventilação usam a ótica do espelho para criar o efeito de profundidade da luz flutuante, mesmo que o elemento do refletor tenha apenas 3 mm de espessura.

ASSISTÊNCIA DA DECELERAÇÃO PREDICTIVA

A tecnologia foi desenvolvida conduzindo em muitas estradas reais no Japão e na América do Norte que representavam condições típicas do tráfego, como ruas lotadas ou estradas de montanha. O desempenho foi analisado para criar um controle que faz com que o motorista sinta uma desaceleração natural quando funciona e que permite uma condução mais eficiente.

Usando a inteligência com base no conhecimento acumulado sobre o comportamento de um motorista, o sistema pode prever quando / onde o veículo provavelmente irá abrandar ou parar. Quando o UX se aproxima de um local onde o driver travou ou parou no passado e o driver pára de pressionar o acelerador, a assistência de desaceleração preditiva inicia um aumento na quantidade de frenagem regenerativa. Isso permite uma recuperação e recarga de energia mais eficiente da bateria híbrida. O sistema pode oferecer assistência de desaceleração até 300 metros à frente do veículo.

CONTROLO DE ESTADO DE CARGA PREDICTIVO

O UX 250h também possui um predictivo de controle de carga (SOC) de última geração para a bateria híbrida, uma tecnologia pioneira que opera em estradas descentradas e congestionadas. Funciona quando o carro segue as indicações do sistema de navegação e prevê a rota por uma distância de até 10 km de antecedência.

Em um longo trecho de downhill road, quando há uma boa quantidade de carga na bateria híbrida, uma recarga completa da bateria é alcançada a meio descida. A partir desse momento, nenhuma energia adicional é recuperada, mas gasta de forma eficiente. O controle SOC inclinado descendente usa dados de inclinação dos dados do mapa para calcular quando um longo trecho descendente está adiante; Quando é o caso, depende ativamente da condução EV elétrica para reduzir o nível de carga da bateria. A eficiência do combustível melhora e aumenta a quantidade de carga da bateria que pode ser obtida durante a descida.

Na condução lenta com paradas e reinícios, o motor elétrico é usado mais, o que aumenta as chances de esgotar a carga da bateria híbrida. Neste cenário de condução, o controle SOC no congestionamento usa as informações de tráfego coletadas pelo sistema de navegação para determinar se há congestionamentos na rota planejada do veículo. Em caso afirmativo, carregue ativamente a bateria híbrida antes de atingir a área congestionada. Isso melhora a eficiência de combustível, reduzindo a necessidade de iniciar o motor com força ao dirigir em tráfego lento e congestionado.

UX F SPORT

As versões F SPORT do UX são claramente diferenciadas por um tratamento de estilo que enfatiza uma forma baixa e ampla que evoca o desempenho da condução desportiva. Na frente, uma grade de malha exclusiva serve como referência para o estoque Lexus F SPORT, com impacto adicional causado por grandes configurações nas luzes de neblina com molduras cromadas em forma de L e detalhes que repetem o padrão F da grade .

Na parte traseira, encontramos um design exclusivo do pára-choque com acentos de cromo, que projetam uma imagem segura e desportiva. O uso da guarnição preta do jato nas molduras dianteira e traseira cria um olhar unificado, enquanto a qualidade esportiva é enfatizada nos projetos exclusivos das rodas de 18 polegadas.

No compartimento dos passageiros, as características exclusivas do F SPORT incluem assentos desportivos, feitos com uma técnica integrada de espuma de alta aderência, uma tela TFT colorida de oito polegadas e um conjunto de instrumentos com um anel externo móvel. O volante do F SPORT é coberto com couro perfurado (como a alça da alavanca de velocidades) e os pedais esportivos e os apoios para os pés são feitos de alumínio.

Os modelos F SPORT desfrutam de uma adaptação exclusiva da suspensão, com ajuste das molas e barras estabilizadoras e uso de amortecedores traseiros de alto desempenho para fornecer um manuseio preciso, estável e sensível. Também está disponível uma versão especialmente adaptada do novo sistema de suspensão adaptativo adaptativo altamente responsivo incluído no cupê emblemático Lexus LC. O objetivo é fornecer uma força de amortecimento que contribua para uma condução grata, mas sem perder qualidade em conforto. Esta força de amortecimento é reduzida ao dirigir em linha reta e aumenta ao tirar curvas ou trocar pistas para oferecer uma estabilidade com um balanço mínimo. Com a AVS, esta funcionalidade está relacionada ao modo Sport S + do seletor de modo de condução do carro.

A experiência de condução pode ser aprimorada com controle de som ativo (ASC), que gera um áudio que produz o efeito acústico de subir ou descer como quando trocado com uma transmissão automática. E a função de design de interação sônica adicional (SID) ajusta o som que o veículo faz ao dirigir no modo Sport S + (Som S +). Se desejar, ele pode ser desativado com o interruptor ASC.

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.