Volkswagem ET! o utilitário do futuro

Postado por -

Por mais de 60 anos, os veículos comerciais da Volkswagen têm mantido uma presença visual nas ruas do mundo inteiro. Eles são ajudantes na vida cotidiana, usados na entregas de encomendas e serviços postais, assistência técnica e, ocasionalmente, assistência de emergência também. A Volkswagen Group Research, que é responsável pelos estudos de carros conceito, juntamente com os Correios da Alemanha (Deutsche Post AG), que é um dos maiores clientes de veículos comerciais leves da marca, bem como a Universidade de Arte em Braunschweig – criaram o transporte do visando a melhor mobilidade, o que levou a um veículo conceito totalmente novo para a entrega e logística de campo: o "ET!"

"O ET! Concept Car, tem a proposta de revolucionar o mundo dos veículos comerciais leves. Completamente modulado para varias configurações diferentes o utilitário é impulsionado com zero emissões, e de condução semi-automatica, se necessário!", declara o Dr. Wolfgang Schreiber, porta-voz do Conselho de Administração da Volkswagen Veículos Comerciais, e acrescenta: "o projeto unifica toda uma gama de funções inovadoras, que vai ganhar em importância futura, especificamente para empresas de logística. Em particular, a possibilidade de dirigir o carro semi-automaticamente – e eletricamente – nas áreas centrais unifica aspectos econômicos e ambientais de forma mais sistemática do que nunca. O ET! é como uma visão do futuro".

Para tornar o mundo de trabalho do pessoal de entrega de correio mais simples e segura, para otimizar a logística de entrega e para encurtar os prazos de entrega, o ET! pode ser operado de forma semiautomática em determinadas situações. O carro pode seguir o entregador de casa em casa ("Follow me"), ou o carro pode voltar para o entregador de comando ("Vinde a mim") – sem motorista! Como alternativa, o motorista pode dirigir os movimentos do carro através de um ‘stick drive’ do lado do passageiro, que também oferece um assento permanente e acesso rápido ao veículo. Do lado do passageiro – o lado que enfrenta a calçada e, portanto, a área de trabalho do entregador – há, portanto, uma abertura elétrica na porta deslizante que se abre em duas fases diferentes, o que permite a entrada extremamente rápida para dentro do veículo, bem como acesso rápido às caixas de cartas. Isto torna desnecessário movimentos andando ao redor do veículo uma coisa do passado.

Variantes deste veículo de transporte leve poderia ser implementada para todos os usos de negócios concebíveis. E estes conceitos derivados também são o foco das atividades de pesquisa. Enquanto isso, o ET! conceito mostrado em estreia mundial no Centro de Design de Potsdam, foi especialmente concebido para a entrega dos envios de correio de todos os tipos. O veículo de pesquisa será agora integrado em um estudo de teste de condução e depois analisado.

Fonte: Volkswagem press

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.