Volvo e Microsoft se unem para desenvolver tecnologias automotivas

Postado por -

Volvo Cars, fabricantes de veículos no segmento de luxo, irá trabalhar com a Microsoft, uma empresa líder na área de plataformas e tecnologias para melhorar a produtividade, para desenvolver em conjunto a próxima geração de tecnologias automotivas.

 As duas empresas têm mostrado hoje como HoloLens Microsoft, o primeiro computador holográfico do mundo completamente sem cabos ou conexão PC,  que pode ser usado no futuro para redefinir o primeiro contato e a primeira experiência do cliente com um carro e até mesmo a maneira como os carros poderiam ser comprados e vendidos no futuro.

 As áreas de colaboração futura entre as duas empresas poderiam incluir as tecnologias de condução autônoma e a utilização de dados gerados a partir de carros conectados à rede, a fim de criar novos serviços.

A manifestação de hoje HoloLens foi realizada na sede da Microsoft em Redmond, Estados Unidos, e ilustrou como os clientes poderiam usar a realidade mista para configurar o carro em modo tridimensional. Com HoloLens, um poderoso computador wearable, hologramas se fundem com o mundo físico.

Volvo Cars Microsoft HoloLens

Volvo Cars Microsoft HoloLens

 “HoloLens oferece a liberdade para criar uma experiência personalizada que pode ser conduzida pelos próprios clientes. Imagine usar a realidade mista para escolher o tipo de carro que você quer, para verificar se há cores disponíveis, rodas ou para compreender melhor as instalações, serviços e opções “, explica Björn Annwall, Vice-Presidente Sênior, Marketing, Vendas e Serviço aos clientes da Volvo Cars.

 Björn Annwall acrescentou que a tecnologia HoloLens  poderia também permitir que os concessionários rompam com o contexto tradicional de venda, permitindo-lhes realizar um configurador do carro em pequenas lojas pop-up, shoppings ou nas ruas mais frequentadas da cidade, explorando novos canais de vendas e definindo carros em uma audiência potencial muito maior.

 Na apresentação de hoje da HoloLens, os repórteres presentes deram na pré-visualização em realidade mista do novo sedan de luxo Volvo S90, que será apresentado na próxima edição do American International Auto Show Norte em Detroit em janeiro.

 O evento de hoje deu uma indicação do potencial como a realidade mista pode transformar a relação entre o cliente e o vendedor. Os jornalistas foram capazes de “provar” o novo sedan da Volvo e sua tecnologia avançada de condução autônoma no modo 3D, mesmo antes de o carro ser construído e lançado.

 “Estamos entusiasmados por trabalhar com a Volvo Cars para re-imaginar o que pode ser feito na concepção, descoberta e comprar um carro. Excita-nos a idéia de encontrar o ponto de encontro entre tecnologia e design “humans-centric” junto com Volvo “, disse Scott Erickson, diretor sênior, HoloLens Microsoft da Microsoft Corp.

 A apresentação de hoje marca o início de uma parceria de longo prazo entre a Volvo e a Microsoft que irá abranger uma gama de tecnologias que terão implicações para a indústria automotiva.

 Uma área de foco será a de condução autônoma. A Volvo Cars sempre foi pioneira no campo da segurança automotiva e está mantendo uma posição de liderança em relação aos carros conectados à Web e a condução autônoma. A casa anunciou o lançamento de um programa chamado “DriveMe” que prevê que 100 carros conectados em rede e condução autônoma serão confiados aos clientes reais que trafegaram por vias públicas e em torno da cidade sueca de Gotemburgo em 2017: Esta é a maior experiência no mundo na condução autônoma.

 Entre outras áreas de cooperação previstas deverão retornar o estudo de como a informação recolhida junto dos carros e seus motoristas podem ser usadas ​​para melhorar a experiência de condução e a capacidade de usar análise preditiva para aumentar a segurança.

 “Estamos extremamente felizes de jogar junto com a Microsoft como inovadores no campo da mobilidade do futuro”, disse Klas Bendrik, vice-presidente sênior e CIO da Volvo Cars. “A tecnologia atual permite-nos não só alcançar um futuro mais sustentável e livre de acidentes de trânsito, mas também para obter novos benefícios para nossos clientes e para a sociedade. Junto com a Microsoft pretendemos ser pioneiros neste campo. “

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.