Webber garante feito inédito na F1 com rodízio de vencedores

Postado por -

A vitória do australiano Mark Webber, da Red Bull, em prova de final emocionante em Mônaco neste domingo determinou uma marca inédita na Fórmula 1, que chega à sua 63ª temporada em 2012: seis pilotos diferentes – de cinco distintas escuderias – venceram as seis primeiras etapas da temporada, estabelecendo um rodízio de campeões de etapa que deixa o campeonato cada vez mais emocionante.

A temporada começou com vitória de Jenson Button, da McLaren, no GP da Austrália, seguindo-se pelo triunfo de Fernando Alonso, da Ferrari, na Malásia. Na china, Nico Rosberg, da Mercedes, conseguiu sua primeira vitória na Fórmula 1. O atual bicampeão Sebastian Vettel, da Red Bull, desencantou no Bahrein, enquanto que na Espanha o venezuelano Pastor Maldonado surpreendeu e levou o prêmio com sua Williams.

Se era o objetivo da FIA deixar o campeonato mais emocionante depois de Sebastian Vettel conquistar o bicampeonato com quatro provas de antecedência em 2011, o sucesso é praticamente uma certeza. A variação decorre por conta de erros dos corredores, mas também por alterações de estratégia diante do alto desgaste dos pneus. Pilotos vencedores terminam sem pontuar apenas uma etapa mais tarde, como aconteceu com Pastor Maldonado neste domingo.

Apenas uma escuderia conseguiu chegar ao lugar mais alto do pódio em duas oportunidades: a Red Bull, com sua dupla de pilotos. Isso dá ao time a liderança do campeonato de construtores, com 146 pontos, à frente da McLaren, com 108 pontos, e da Ferrari, que soma 86. A equipe italiana, no entanto, tem o líder da competição de pilotos: Fernando Alonso.

Campeão em 2005 e 2006, Alonso chegou aos 63 pontos com o terceiro lugar em Mônaco, ultrapassando Sebastian Vettel, que agora está empatado em segundo lugar com Mark Webber: ambos têm 73. A disputa entre os pilotos da Red Bull, muito acirrada e polêmica em 2010, pode voltar com toda força para as próximas provas. Bruno Senna é o melhor brasileiro, em 13° com 15 pontos. Massa é o 14°, com 10 pontos.

Fonte: Terra

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.