Os preços dos combustíveis With dispararam em todo o mundo, a condução eficiente é agora mais importante do que nunca, a chave para a economia do combustível. De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), essa medida pode ajudar a reduzir o consumo de combustível entre 6% e 12%. É por isso que um especialista da #Seat S.A. criou 7 dicas eficientes de condução para economizar combustível e poupar sua carteira.
1. Dirija sem problemas. Mudanças bruscas de velocidade, como aceleração rápida ou frenagem dura, aumentam o consumo de combustível. Por essa razão, “é importante dirigir sem problemas, antecipar o layout e fazer transições suaves”, explica #angelsuarez, engenheiro do Centro Técnico #Seat S.A. Fique em marchas baixas apenas para os primeiros segundos de condução e, sempre que possível, use engrenagens altas. É melhor seguir as instruções do GSI (indicador de câmbio) do seu veículo ou, se ele não tiver esse sistema, tente trocar de marcha antes de 2.500 rpm. “Rotações mais altas significam maior consumo de combustível”, diz Ángel.
2. Desligue o motor quando parar por longos períodos. Se você manter o motor ligado quando seu carro não está em movimento, o motor superaquece e o consumo de combustível aumenta. Assim, quando se trata de paradas curtas em semáforos, por exemplo, o motor em filante consome aproximadamente 1 litro por hora. “Para automatizar esse processo, toda a gama #Seat está equipada com o sistema Start&Stop, que desliga o motor por padrão ao parar” Suárez aponta.
3. Mantenha uma velocidade constante. Mudanças na velocidade afetam o consumo de combustível, por isso é preferível manter a mesma velocidade desde que o fluxo de tráfego e a estrada permitam. “O controle de cruzeiro adaptativo (ACC) disponível nos modelos #Seat é a solução perfeita para definir sua velocidade em superfícies sem gradiente significativo, como autoestradas”, diz Ángel. Nesse sentido, a AIE recomenda dirigir 10 km/h mais lento como medida de economia de custos. Na verdade, foi provado que reduzir para 110 km/h apenas na rodovia ajuda a economizar 11% do consumo de combustível.
4. Use o freio do motor. “Sempre que possível, tente parar suavemente tirando o pé do acelerador, para aproveitar a pressão oposta que a transmissão no motor, antes de pressionar o pedal do freio”, aconselha Ángel. Dessa forma, o carro freia progressivamente sem depender do combustível, e o consumo diminui. Para isso, antecipar e respeitar a distância de segurança são essenciais. “Muitas vezes nos deparamos com pessoas que se transformam em neutras quando descem ladeira abaixo. Isso é um equívoco, já que nesse momento o motor está desconectado da caixa de câmbio e nós temos consumo”, diz o engenheiro. “O procedimento correto é usar a frenagem do motor, ou seja, com a engrenagem engatilhada, levantamos o pé do acelerador e, dessa forma, não haverá consumo de combustível”, acrescenta.
5. Ar condicionado ou abaixar as janelas? O ar condicionado é um dos fatores que não consomem combustível, entre 4% e 10% de acordo com a AIE, enquanto baixar as janelas em velocidades médias e altas cria um efeito de arrasto: o ar entra no carro e gera arrasto aerodinâmico que o retarda e faz com que o motor trabalhe mais para acompanhar. “É melhor sempre usar a #auto função do sistema CA para que o compressor funcione da forma mais eficiente de atingir a temperatura desejada sem penalizar o consumo. A partir de 80 km/h, quando a aerodinâmica desempenha um papel importante, mantenha sempre as janelas fechadas” recomenda Ángel.
6. Fique de olho na pressão dos pneus. Este é um aspecto fundamental de segurança, mas também afeta uma condução eficiente. De acordo com a AIE, verificações regulares de pressão dos pneus podem economizar pelo menos 1,5% do combustível. Além disso, #angelsuarez aconselha “distribuir corretamente a carga no porta-malas a fim de reduzir o peso do veículo, o que também afeta a eficiência, e depois ajustar a pressão dos pneus” e, caso precisemos levar uma caixa de bagagem, devemos estar cientes de que isso penalizará nosso consumo.

7. Planeje sua rota. Um itinerário planejado é vital para economizar dinheiro. Eventos imprevistos, ter que parar por engarrafamentos ou se perder em estradas desconhecidas pode tornar sua viagem desnecessariamente longa e, consequentemente, aumentar o consumo de combustível. Por isso, “é melhor planejar sua rota, escolher as horas do dia em que há menos tráfego e usar a mesma jornada para fazer várias coisas diferentes”, conclui.