Aston Martin revela o novo DBR22

Aston Martin escolheu a Semana do Carro de Monterey 2022 para revelar o espetacular DBR22 pela primeira vez: um conceito de design construído por ônibus de dois lugares com motor V12, celebrando a extraordinária linhagem da marque de pilotos esportivos de cockpit aberto.

Aston Martin revela o novo DBR22. Foto: Aston Martin. Newspressusa
texto traduzido eletronicamente sem revisão

A criação do conceito de design DBR22, revelado na Califórnia, é a mais recente de uma longa linha de projetos extraordinários habilmente tratados pela divisão interna, Q by Aston Martin, que este ano comemora uma década de construção de carros exclusivos para os clientes mais exigentes do mundo. Comissões únicas icônicas, como a Aston Martin Victor, e especiais de baixo volume, como Vulcan – limitado a 24 exemplos em todo o mundo, e Vantage V600 – limitadas a apenas 14, são exemplos verdadeiramente magníficos dessas colaborações. Parece justo, então, que o conceito de design DBR22 também deve formar a base de um exemplo de realidade de produção para um número ultra-exclusivo de Q pelos clientes da Aston Martin.

Aston Martin revela o novo DBR22. Foto: Aston Martin. Newspressusa

Ao acasalar a arte clássica da construção de coaching com materiais avançados e tecnologias de fabricação de ponta, o DBR22 é uma mistura perfeita de pureza de design, precisão de engenharia, desempenho de coração e verdadeira paixão. Uma celebração perfeita de Q pela Aston Martin e seu potencial ilimitado. Tudo sublinhado pelo conhecimento é um dos mais raros Aston Martins na rica história de 109 anos da marca.

Com proporções clássicas e curvas imaculadas e musculares, o DBR22 fala sem vergonha da tradição – especificamente a linhagem ao longo da vida da Aston Martin de carros esportivos de dois lugares, como o DBR1 e o DB3S – mas expressa-o com uma nova visão dinâmica sobre este tema convincente.

Aston Martin revela o novo DBR22. Foto: Aston Martin. Newspressusa

O DB3S representa uma peça importante da história da competição da Aston Martin. Introduzido em 1953, o corpo DB3S de Frank Feeley tornou-se conhecido por suas curvas e eficiência aerodinâmica, estabelecendo a Aston Martin como um sério competidor de Le Mans e marcando alguns resultados impressionantes ao longo do caminho. A DBR1, conhecida como o melhor esportivo da Aston Martin, levou a linguagem de design feeleys um estágio mais adiante e tornou-se um dos mais importantes e influentes Aston Martins de todos os tempos – vencendo uma série de corridas notáveis, sendo o mais famoso, claro, Le Mans em 1959, dirigido por Carroll Shelby e Roy Salvadori, e levando a equipe Aston Martin para a vitória final: vencendo o Campeonato Mundial de Carros Esportivos no mesmo ano (’59.)

Aston Martin revela o novo DBR22. Foto: Aston Martin. Newspressusa

O conceito de design DBR22 mostra um corpo completamente novo dos designers da Aston Martin. Sua forma excepcional construída por treinadores é criada a partir de um número mínimo de painéis corporais para criar uma presença mais esculpida e muscular. O resultado: uma mistura suave e sem esforço de drama excepcional e elegância, com várias características de design únicas para elogiar.

Aston Martin revela o novo DBR22. Foto: Aston Martin. Newspressusa

Uma característica particularmente notável é a grade frontal totalmente nova que incorpora um design único de fibra de carbono no lugar das veias habituais vistas na produção da série Aston Martins. Este design se inspira diretamente no DBR1 e DB3S, dando uma identidade única; um que claramente se baseia na herança da Aston Martin, mas usa essa inspiração para criar um design verdadeiramente contemporâneo.

O capô apresenta uma saída dramática de ferradura, rebaixada para ajudar o fluxo de ar do motor V12 Twin-Turbo de 5,2 litros que fica abaixo dele. Esta longa e ininterrupta linha de capô puxa seu olho de volta para o cockpit, sobre o defletor de vento lowline e espelhos delicados, que são montados no topo das portas em braços de fibra de carbono esbeltos e que enganam o vento.

Aston Martin revela o novo DBR22. Foto: Aston Martin. Newspressusa

Sentado perfeitamente dentro dos arcos das rodas há um conjunto de novas rodas de liga leve de 21 polegadas. Com um design exclusivo de 14 raios criado especialmente para o DBR22, essas rodas leves possuem um hub de bloqueio central derivado do automobilismo, que também está disponível para especificar a partir de uma ampla paleta de cores.

O conceito de design DBR22 também apresenta uma cor de tinta totalmente sob medida, desenvolvida especificamente para a ocasião usando ‘Paint to Sample’ – uma opção exclusiva disponível através de Q pela Aston Martin, demonstrando novamente as vastas possibilidades de design alcançáveis através do serviço sob medida marques.

O cockpit do DBR22 continua a fusão de abordagens clássicas e contemporâneas com muitos componentes únicos e um uso extensivo de couro e fibra de carbono exposta. Com a arquitetura definida pelo novo painel e displays de infotainment elegantes, ele dá o tom para um ambiente limpo e desordenado. Apesar de se inspirar nos carros de competição da Aston Martin, o DBR22 não é um piloto de ossos nus por dentro. As peles aromáticas flexíveis suem o painel contemporâneo, os assentos de desempenho de fibra de carbono e estendem-se sobre os topos das portas para criar uma dica convidativa do interior.

Subindo por trás dos assentos estão as naceles gêmeas que sualisem o fluxo de ar atrás da cabeça do motorista e do passageiro. Na parte traseira, o conceito de design DBR22 tem um gráfico de luz horizontal inconfundível cortesia da barra de luz fina e de largura total feita especialmente para esta aplicação. Abaixo dele está um painel perfurado para permitir que o ar quente saia da cauda. Esta bela peça escultural é mais um destaque único do design intrigante DBR22. Juntamente com o difusor suavemente integrado e par de escapamentos de longo diâmetro, o DBR22 tem incrível presença rodoviária, capturando perfeitamente a emoção bruta da experiência de condução.

Com uma extensa paleta de opções disponível através do célebre serviço sob medida, a Q by Aston Martin oferece aos clientes de todos os modelos da Aston Martin a chance de criar algo completamente único. Além de cores de tinta e acabamentos, gráficos sob medida através de carbonos coloridos e materiais sob medida tanto no interior quanto no exterior, cada Q do carro da Aston Martin pode empurrar os limites de design e desejo e é completamente adaptado ao cliente.

Graças a um trem de potência V12 Twin-Turbo de 5,2 litros imensamente potente, o DBR22 faz backup de seus olhares extraordinários com um desempenho verdadeiramente de tirar o fôlego; saídas de pico de 715cv e 753Nm fornecendo propulsão suficiente para acelerar o DBR22 de uma paralisação a 60 mph em apenas 3,4seg e em uma velocidade máxima de 198 mph/319kmh. Com nada além do turbilhão entre o motorista e o inesquecível uílho de doze cilindros deste motor épico, o DBR22 promete ser uma intensa estimulação sensorial.

Dinamicamente, o DBR22 visa a verdadeira conexão do motorista, com um chassi aprimorado para fornecer precisão, agilidade e tato em igual medida. A calibração única do motor e a transmissão automática de 8 marchas usa a modelagem de torque para dar ao DBR22 uma maneira e entrega diferente de qualquer outro modelo. Uma coluna de direção fixa traz maior precisão, mas também fornece feedback mais detalhado para que o motorista possa construir uma imagem mais precisa da aderência disponível.

Também foi dada atenção à estrutura do chassi do DBR22. Painéis de tesoura dianteiro e traseiro exclusivos aumentam ainda mais a rigidez torcional, com uma calibração sob medida para os amortecedores adaptativos fornecendo precisão e pliancy para uma mistura de controle corporal e refinamento de passeio que fará do DBR22 um prazer absoluto de dirigir – na estrada ou pista de corrida.

O DBR22 também possui um subquadro traseiro impresso em 3D – a primeira vez que a Aston Martin introduziu tal método. O componente é feito a partir de várias peças impressas em 3D impressas a partir de alumínio, que são então ligadas para formar o subquadro acabado. As vantagens são claras, com uma economia significativa de peso e sem redução na rigidez, além da capacidade de fazer peças especiais para modelos de volume ultra-baixo, quando necessário.

Roberto Fedeli, Diretor Técnico da Aston Martin, disse que “a tecnologia é fundamental na construção do DBR22, com uso extensivo de fibra de carbono em toda parte, e no uso de impressão 3D para a fabricação de um componente estrutural. Como tal, o DBR22 apresenta as capacidades únicas da Aston Martin, com design de classe mundial combinado com uma abordagem ágil e inteligente para engenharia e produção. Para um carro que foi projetado para celebrar o serviço de personalização sob medida final, os desenvolvimentos de engenharia significam que o DBR22 realmente tem o teatro dinâmico para combinar, garantindo que a unidade seja tão viciante quanto sua aparência.”

Marek Reichman, Diretor de Criação da Aston Martin, acrescentou: “Definimos nossos sistemas de design para “hiper-drive”, empurrando ainda mais a exploração do formalismo e se esforçando para expressar um futuro aqui hoje. Onde poderíamos ir com as superfícies, proporção e forma. Combinando essa abordagem com processos avançados, tecnologia e materiais, modernizamos efetivamente nossa linhagem de corrida e criamos um novo pedigree. DBR22 é um carro esportivo Aston Martin de sangue quente e puro, cheio de velocidade, agilidade e espírito, e uma máquina que achamos que será a base de muitos dos ícones do futuro”.

O conceito de design DBR22 estará em exposição na Pebble Beach Concours D’ Elegance a partir desta sexta-feira, 19ésimo – Domingo, 21St Agosto.

– ENDS –

Sobre a Aston Martin Lagonda:
A visão da Aston Martin é ser a marca britânica mais desejável e ultra-luxuosa do mundo, criando os carros de desempenho mais requintadamente viciantes.

Fundada em 1913 por Lionel Martin e Robert Bamford, a Aston Martin é reconhecida como uma marca global icônica sinônimo de estilo, luxo, performance e exclusividade. A Aston Martin funde a mais recente tecnologia, artesanato honrado e belo estilo para produzir uma gama de modelos de luxo aclamados pela crítica, incluindo o Vantage, DB11, DBS, DBX e seu primeiro hipercarro, o Aston Martin Valkyrie.

Com sede em Gaydon, Inglaterra, a Aston Martin Lagonda projeta, cria e exporta carros que são vendidos em 56 países ao redor do mundo. Seus carros esportivos são fabricados em Gaydon com sua luxuosa linha de SUV DBX orgulhosamente fabricada em St Athan, País de Gales.

Lagonda foi fundada em 1899 e Aston Martin em 1913. As duas marcas se uniram em 1947, quando ambas foram compradas pelo falecido Sir David Brown, e a empresa agora está listada na Bolsa de Valores de Londres como Aston Martin Lagonda Global Holdings plc.

Em 2020, Lawrence Stroll se tornou presidente executivo da empresa, juntamente com novos investimentos significativos, um movimento que levou ao retorno da Aston Martin ao auge do automobilismo com a Equipe de Fórmula™ 1 Da Aston Martin Aramco Cognizant e iniciou uma nova era para a icônica marca britânica.

Você também pode gostar...