BA – Paulo Afonso – Justiça Federal fará leilão de carros

Dia 30/11, às 14h, irá acontecer o segundo leilão do ano na Subseção da Justiça Federal de Paulo Afonso. Entre os itens a ser leiloados estão carros, imóveis e motocicletas.

Mais de 1200 processos em execução

“Hoje temos ativos 1.200 processos de execuções aqui na Justiça Federal. São processos que a União entra contra pessoas físicas ou jurídicas que devem impostos federais. É por isso que a competência é nossa aqui na Justiça Federal, e depois que o oficial de justiça cita pessoas ou empresas, procura bens dos mesmos, penhoram-se esses bens e eles passam por uma avaliação do oficial de Justiça onde posteriormente as pessoas têm um prazo para apresentar embargos caso não concordem com o processo que é uma execução fiscal. Após esse prazo, a União sempre pede o leilão desses bens, para que o valor arrecadado vá para seus cofres e assim, abater a dívida que a pessoa tem com a União. Existem processos que são também de Conselhos de Classe, como por exemplo, Conselho Regional de Odontologia, Conselho de Contabilidade, de Enfermagem, que são contra os profissionais e essa competência também é nossa porque os conselhos são autarquias federais. Então, existem processos que a União é quem ajuíza de Conselho de Classe e da Caixa Econômica. Portanto, o objetivo do leilão é que as pessoas abatam ou quitem a dívida”.

Como quitar as dívidas

Ingrid conta também quais são os meios que as pessoas podem usar para quitar as dívidas. “Aqui temos vários meios para essas dívidas serem quitadas. A pessoa pode procurar a União, se a dívida for com a União, para fazer um acordo com o valor que poder ser pago aos poucos com um parcelamento. Se o caso é de pessoas que não pagam, nós usamos outros meios como, por exemplo, bloquear veículos no DETRAN, checamos conta bancária, nós usamos vários meios para fazer com que essas pessoas paguem a dívida”.

A executora fala da quantidade de pessoas, bens e valores que fazem o leilão acontecer. “Acontecem dois leilões por ano, um no primeiro e outro no segundo semestre do ano. Infelizmente o público do nosso leilão ainda não é grande e em média 10 pessoas participam. Nesse segundo leilão de 2011, nós temos 6 lotes e entre eles 3 veículos, 1 imóvel rural, 1 fazenda e 2 servidores de internet. O estado de conservação é bom porque quando os oficiais de justiça vão fazer a avaliação eles procuram descrever minuciosamente todos os bens. Aqui em Paulo Afonso nós não temos onde guardar alguns desses bens, então nomeamos o próprio executado como depositário fiel, ou seja, o executado assina um termo se comprometendo a manter aquele bem no mesmo estado de conservação”.

Qualquer dúvida ou informações sobre o leilão é só entrar no site: WWW.leiloesjudiciais.com.br ou ligar no 0800-707-9272.

Fonte: quarttopoder.com

Você também pode gostar...