BMW 328 Hommage Concept Car

A BMW 328 é considerado o maior sucesso e mais bonito carro esportivo de 1930. A BMW 328 foi o resultado de seus parâmetros de projeto – através do uso de construção leve sistemática, linhas aerodinâmicas, os tipos de motores e tecnologia de suspensão em circulação, que lançou a pedra fundamental para um novo conceito do veículo, por que o desempenho só leva a sucesso se aliado a uma harmonização perfeita de todos os parâmetros e máxima eficiência. Com essas características, o BMW 328 era mesmo assim, a personificação do que a marca BMW é ainda hoje – a dinâmica, estética e um elevado nível de inovação.

Este ano, o carro esportivo dos sonhos está comemorando seu 75 º aniversário. As festividades começam perto do Lago Como, em Mille Miglia. Lá, o foco principal será sobre o fascínio do carro de corrida da BMW 328. Para este dia, o premiado veículo BMW 328 Touring Coupé, ainda detém o recorde de maior velocidade média no circuito de Mille Miglia e, em 2010, foi novamente capaz de vencer o renascimento histórico da marca. Uma semana depois, no Concurso d’Eleganza Villa d’Este, a estética funcional do modelo de dois lugares será o foco das atenções. Nesta zona da tradição do conflito entre o antigo e a modernidade, o Grupo BMW está prestando homenagem ao BMW 328, por ocasião do seu aniversário com um modelo especial – o BMW 328 Hommage. "Com o BMW 328 Hommage, queremos prestar uma homenagem à paixão e criatividade dos pais do BMW 328", explica Karl Baumer, CEO da BMW Group Classic. "Eles criaram um ícone, que é considerado um marco na história do automóvel." A BMW 328 Hommage traduz os princípios e o caráter do veículo daquela época até os tempos atuais, e oferece uma possível interpretação de como os designers da época, Fritz Fiedler e Rudolf Schleicher, poderiam ter construído o BMW 328 nos dias de hoje usando atecnologia atual.


A BMW 328 – construção leve como no princípio.
A BMW 328 foi também um BMW especial na medida em que o princípio de construção leve foi sistematicamente aplicado em um automóvel BMW pela primeira vez. Sempre que possível, leve e ao mesmo tempo, a maioria dos materiais sólidos que foram utilizados, foram para manter o peso bruto do veículo em apenas 780 kg. Para traduzir a idéia de construção leve, as peças mais importantes do exterior do interior do BMW 328 Hommage são feitas de fibra de carbono reforçada com plástico (CFRP). Enquanto nos velhos tempos, que favoreciam a materiais de alumínio e magnésio, o CFRP é agora considerado a melhor relação entre peso e estabilidade. O tecido de fibras de alta resistência é mais leve que o alumínio, mas também mais estável. Sempre que o material está sendo udado  no BMW 328 Hommage, ele também é visível. Desta forma, o BMW 328 Hommage reflete não só o princípio de construção leve e funcional, mas também o visual. O BMW Group lidera o caminho na produção e utilização de CFRP no setor da construção de automóveis e já possui muitos anos de experiência na produção em série de tetos em CFRP e componentes estruturais para o BMW M6, bem como telhados de CFRP para o BMW M3.

Não só no exterior e interior do BMW 328 os elementos de CFRP fazem uma declaração excepcional. Belos couros, fosco e alto brilho preto, alumínio polido, bem como a visualização do interior com  CFRP no BMW 328 Hommage, mostram um personagem roadster puro e funcional, em um do carro esportivo do dia a dia. Dentro do veículo também há inúmeros detalhes derivados de automóveis de corrida, oferecendo um toque de maior sucesso para o BMW 328 da carreira esportiva. Por exemplo, a prémiere do veículo em 1936, não ocorreu em uma mostra de motor, mas na pista de corrida. Na sua primeira corrida, o BMW 328 revelou toada a sua maior potência para petição e dominou as pistas da Europa durante os anos que se seguiram.

Dinâmica e leveza no interior.
O design expressivo exterior do BMW 328 Hommage retrata a interpretação moderna de um Roadster altamente emocional e dinâmico de dois lugares – assim como o BMW 328 de 75 anos atrás. "A Hommage carros, têm uma longa tradição no Grupo BMW. Com base em nossa filosofia de design" enraizada na história, movendo-se para a ala-design ", eles demonstram a importância da história para o presente. Até 75 anos atrás, a BMW 328 representava esportividade e agilidade através da construção leve. A BMW 328 Hommage  presta homenagem a este passado, e mostra como BMW com uma construção leve, vai desenvolver com carbono, o material do futuro. " disee Adrian van Hooydonk.

Detalhes derivados de automobilismo.
O design interior do BMW 328 Hommage compreende uma série de detalhes que lembram a bem sucedida da história do automobilismo da BMW 328. Por exemplo, o pára-brisa projetado ligeiramente assimétrica, tem um recesso no meio, semelhante ao desenho do pára-brisas de carros de corrida antigos. Simultaneamente, ele marca as áreas em que o motorista e o co-piloto sentam. Além disso, quatro tiras de couro largas percorrem o capô. Esse detalhe, que costumava ser considerada um atributo extremamente esportivo, também é destaque no BMW 328 Hommage. Combinado com o alto brilho das fivelas de segurança de alumínio, as tiras de couro oferecem um toque de classe em contraste com a fibra de carbono, muito técnico e futurista. Os fechos modernos de liberação rápida no capô, traz corridas do passado para o presente. Na concha do condutor uma logo grande "75", bem como um pequeno logotipo abaixo, significam a razão de ser do BMW 328 Hommage.

O grande destaque projetado nos faróis redondos individuais do BMW 328 Hommage, lembram os faróis destaque na BMW 328, que foram integradas as asas pela primeira vez. A interpretação tridimensional dos faróis redondos é dividida em quatro elementos cilíndricos transparentes, sendo estes retro-iluminado por LEDs.

As rodas de luz em duas partes nas rodas da BMW 328 Hommage são uma interpretação muito especial do padrão característico das rodas originais.

Fonte: BMW press

Você também pode gostar...