Carro do futuro não precisa de ser conduzido

Consegue falar, ver, fazer manobras e não precisa de ser conduzido por um humano. O carro do futuro, que funciona completamente através de controlo remoto, já está a circular nas ruas de Berlim.

Durante o Verão, os investigadores da University Free de Berlim testaram o carro pelas ruas da capital alemã.

O veículo faz manobras no trânsito por conta própria através de uma sofisticada combinação de dispositivos, incluindo um computador e um sistema de navegação precisa na bagageira, uma câmara na frente e scanners a laser no tejadilho e no pára-choques traseiro.

«O carro reconhece outros carros na estrada, os peões, edifícios e árvores até 70 metros à sua volta e consegue mesmo ver se os semáforos estão vermelhos ou verdes e reagir de acordo com a sinalização», disse Raul Rojas, coordenador do projecto inteligência artificial.

«Na verdade, o reconhecimento do carro e a reacção ao seu ambiente é muito mais rápida do que a reacção de um ser humano», explicou.

Os cientistas vão continuar a desenvolver este carro, um Volkswagen Passat que está neste momento avaliado em 400 mil euros.

Vários outros grupos de investigadores também têm vindo a trabalhar com esta tecnologia recente, nomeadamente a Google, que está a testar um Toyota Prius robô.

Estima-se que o avanço desta tecnologia dure uma década e que no final desse período os carros totalmente automáticos comecem a ser comercializados. «Já hoje os carros são muitas vezes controlados parcialmente por computador, como no estacionamento ou em caso de emergência.

Fonte: sol.sapo.pt

Você também pode gostar...