Carro movido a ar bate recorde de velocidade

A Toyoto Industries Corp, subsidiaria da Toyoto, estabeleceu recentemente um novo recorde mundial para veículos movidos a ar comprimido.

O carro ecológico Ku:Rin de três rodas chegou a 129,2km/h na pista de testes do JARI (Japan Automobile Research Institute, na sigla em inglês).

A força do motor do veículo vem de um compressor invertido de ar condicionado, que funciona como o combustível, lançando ar comprimido para criar uma explosão de velocidade.

O problema é que, apesar da velocidade razoável, o Ki-Rin tem o risível alcance de 3,6 km, então ainda está longe de ser uma solução pratica para o dia-a-dia.

A tecnologia do ar comprimido é uma importante forma de energia usada regularmente em pneus, sprays de pintura, enchimento de balões, pulverização de agrotóxicos, entre outros.

Para utiliza-la, é necessário investimento em compressores, filtros, secadores e outros equipamentos que lhe dão qualidade adequada ao uso. Mas, ainda assim, é uma fonte de energia muito mais barata que o petróleo, além de ser mais limpa e renovável.

Apesar dos carros movidos a compressor de ar ainda estarem em fase de pesquisas, a Toyota diz acreditar na tecnologia e quer estimulá-la ao máximo que puder.

A empresa vai apresentar os resultados para o livro de recordes mundiais “Guinness Book”.

Fonte: tecnologia.br.msn.com

Você também pode gostar...