Carros que afundaram com o Titanic

Neste ano, o afundamento do Titanic completa 100 anos. Mas, na madrugada daquele 15 de abril, não foi apenas o barco que chegou ao fundo do mar. Nos porões do maior e mais luxuoso navio de passageiros da época, estavam dois carros de propriedade de dois membros da elite que faziam a viagem entre Southampton, Inglaterra, e Nova York, nos Estados Unidos.

Um desses veículos estava um Renault Town Car Sedan de Ville 1912. O modelo era equipado por um motor que gerava 35 cv de potência e era popular entre a elite norte-americana. A documentação da época indica que o Town Car que estava no Titanic havia sido encomendado em 1911 por William Ernest Carter. William, sua esposa e dois filhos sobreviveram à tragédia, destino diferente do reservado ao carro e ao motorista da família.

Uma réplica do veículo de Carter foi feita para ser o cenário da clássica cena de amor de Jack (Leonardo DiCaprio) e Rose (Kate Winslet), os protagonistas do filme “Titanic”. Para criar uma cópia idêntica, uma equipe da 20th Century Fox fez uma pesquisa e encontrou uma série de documentos que descreviam em detalhes aquele Town Car Sedan de Ville. 

Para a montagem, foi usado um chassi de Ford T. Curiosamente, o segundo veículo transportado pelo navio era o icônico modelo de Henry Ford datado de 1910. O Ford T era impulsionado por um motor de quatro cilindros que garantia 20 cv de potência e a velocidade máxima de 71 km/h. O modelo foi o primeiro carro global que já existiu. Em 1921, ele representava quase 57% das unidades produzidas no mundo. O baixo preço do modelo, graças à produção em série estabelecida por Ford, fez com que ele se tornasse praticamente um carro popular, já que podia ser comprado por quem não era da elite.



""
Renault Town Car Sedan De Ville 1912

""
Renault Town Car Sedan De Ville 1912

""
Ford T

Fonte: AutoCosmos/Argentina

Você também pode gostar...