Carros: saiba como evitar o abastecimento com combustível adulterado

Atualmente, com a má-fé de muitos de postos de combustível, é cada vez mais importante o consumidor saber como evitar cair nas ações destes fraudadores.

Nesta semana, a Polícia Federal apreendeu, em Guarapuava (PR), documentos fiscais e contábeis, extratos bancários, veículos, cheques e dinheiro que serão úteis no inquérito que investiga uma quadrilha que adulterava combustíveis e sonegava tributos federais e estaduais em redes de postos de combustíveis no Paraná, em Santa Catarina e São Paulo.

Segundo a Agência Brasil, ao todo, durante a operação intitulada Hidra, foram apreendidos cerca de R$ 2 milhões em notas promissórias, dinheiros e cheques. A operação continuará até serem cumpridos os 93 mandados de busca e apreensão.

Pensando em proteger o consumidor destes tipos de fraudes, o Procon-SP elaborou uma lista de dicas para ajudar a fugir dos postos com procedência duvidosa.

Dicas
O Procon recomenda que o consumidor procure abastecer sempre no mesmo posto e desconfie de estabelecimentos que oferecem combustível a preços muito abaixo da média da região.

Exija sempre o comprovante de pagamento, pois este documento é importante, caso tenha algum problema e necessite reclamar.

Postos da marca só podem vender combustíveis fornecidos pelo distribuidor detentor da mesma bandeira comercial exibida. Já em casos em que não houver uma marca comercial, cada bomba devera exibir o fornecedor do respectivo combustível.

Os postos também devem exibir as informações de preços em painéis de forma adequada e que permita a fácil visualização à distância, tanto de dia quanto de noite.

Teste de qualidade
O consumidor também pode solicitar, gratuitamente, a qualquer momento, o teste de qualidade para verificar se há excesso de álcool na gasolina. Se o teste for negado, o consumidor deve procurar outro posto e denunciar o estabelecimento que se negou a fazer o teste para a ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

É importante também ficar atento aos posto clonados, que geralmente usam cores, símbolos e denominações semelhantes aos das grandes redes distribuidoras, para atrair os consumidores.

LEIA MAIS:

Produtora de brita e areia realiza leilão de máquinas pesadas e veículos

Duster, Logan e Clio chegam às concessionárias com novidades

Multicampeões acirram a disputa na Mitsubishi Cup

Novo Fiat Punto Sport 2012

Fonte: infomoney

Você também pode gostar...