primeira regra que você deve saber é em quanto tempo deve-se proceder com a tranferência do veículo depois de uma venda. Segundo a legislação costumeira, todo processo deve ser feito em 30 dias. Portanto, vamos aqui dar algumas dicas de como você poderá realizar:
- O primeiro passo é saber se há débitos para o veículo que está sendo comprado. O comprador, por ser dele o interesse principal pode realizar esta consulta, para depois não haver problemas durante a negociação.
- Sugerimos, também, que o comprador faça consultas em orgãos judicias e justiça federal para saber se há algum processo pendente em nome do vendedor que já está decidido e já solicitou arrolamento de bens. Caso haja, o carro pode ser resgatado por um credor tendo em vista que quando a ação foi decidida o bem estava em nome do mesmo.
- Se houver débitos, você terá que pagar. É claro que tudo pode ser negociado. O preço do carro pode diminuir para compensar os gastos feitos. Tudo deve ser feito com cautela e calma para que você não tenha problemas futuros por ter um documento, multa ou imposta atrasado (não pago).
- Muitas consultas e impressão de boleta pode ser feita em sites do DETRAN, são neles que você pode ver a situação do veículo e imprimir os boletos para pagamento.
- É certo que você, depois de ter pago todas as pendências, deve pagar uma taxa que se refere a transferência do veículo. Este documento é um pagamento obrigatório para que a transferência possa ser feita.
- Por fim, é preciso dar entrada no CRV do DETRAN.
Fonte: gattune.net