Conheça o Concept Car Peugeot HX1

""

O Concept Car Peugeot HX1 dá a oportunidade de mais uma vez ilustrar a capacidade da marca de refletir sobre novas idéias, aprender a evoluir e se reinventar continuamente.

A idéia é produzir um veículo para até seis pessoas, oferecendo um estilo forte, alegre e eficiente e, ao mesmo tempo, dando uma sensação de condução única.

Para alcançar este objetivo, o HX1 transcende as noções de adaptação em todas as áreas. Aerodinâmica extrema (‘flaps’ são implantados para otimizar a eficiência aerodinâmica de acordo com a velocidade do veículo), arquitetura MPV baixa e integração HYbrid4 usina "plug- em ‘tecnologia".

Adaptativo
A HX1 é um conceito prospectivo desenhado para ajudar futuras soluções em numerosos campos: arquitetura, aerodinâmica, modularidade, equipamentos, materiais no interior e do meio ambiente, sem esquecer, é claro, powerplants. Estas considerações levaram ao viés muito forte que quebra a norma e segue um tema: ‘Metamorphosis’, para dar ao veículo a capacidade de adaptar-se ao seu meio ambiente, às condições de vida, condições de condução, etc, e em qualquer momento.

Arquitetura
Para atender às especificações, o HX1 foi concebido com uma arquitetura MPV com dimensões únicas: altura 1,373 m e largura 1,990 m total e com um comprimento de 4,954 m.

Isto permite um volume adequado para pura linhas elegantes com um valor baixo e eficiência global máxima.

Quatro portas com abertura "meia-tesoura" para facilitar o acesso ao habitáculo do HX1.

O habitáculo é estruturado de modo a oferecer o máximo de conforto para os dois passageiros na linha de trás e a sensação máxima para os ocupantes da primeira fileira. Se necessário, dois assentos retráteis podem ser configurados em uma fileira central, devido a um sistema inteligente de "pull-out assentos", com base no mesmo princípio usado na Concept Car HR1 (Primeiro mostrado em 2010 no Paris Motor Show), estes assentos adicionais são integrados por trás dos assentos dianteiros.

Aerodinâmica
Os designers chegaram ao extremo com a aerodinâmica do HX1. Quando parado e em baixas velocidades, o estilo do HX1 faz com que pareça esculpida de uma forma sólida, como as partes móveis foram adaptados para otimizar o fluxo de ar e para melhorar o desempenho ambiental do carro. Os sete "raios" em cada roda, no formato de uma lâmina de turbina, são abertos para criar uma superfície de disco achatados. Ao mesmo tempo, um spoiler e duas saias laterais localizados na parte superior da tampa do porta-malas, são acionados acima de 100 km/h. Quando em movimento, o HX1, portanto, adapta-se "fisicamente" ao seu ambiente.

Estilo não é restringido por normas

Estilo exterior futurista, esculpido através de aerodinâmica
A HX1 é um veículo puro de grande estilo; esculpido para dar mais dinamismo,  luxo, exaltação e exclusividade. Aerodinâmico, as suas linhas elegantes e fluidas parecem ter sido adaptadas pelo próprio vento, sublinhando sutilmente um olhar atlético e muscular do veículo. Cada superfície é esculpida com precisão, cada detalhe é trabalhado primorosamente: espelhos com câmeras de visão traseira, janela de alumínio escovado, lacunas milimetricamente perfeitas no painel e acessórios flush, etc

Na frente,o HX1 reforça a identidade dos mais recentes projetos da Peugeot. O tema de uma única grelha frontal "flutuante", que aparece com isolada da carroçaria, foi projetada para se harmonizar com as linhas afiladas do carro. Esculpida com precisão, as lâmpadas na cabeça felina dão uma aparência que é evocativa do emblema da Marca e da história: o leão orgulhosamente exibido na frente do capô. Este olhar é refinado por uma assinatura de iluminação LED, facilmente reconhecível durante o dia ou à noite. Esta assinatura visual também é encontrado nas luzes traseiras, a forma de boomerang, que segue as linhas do desenho traseiro.

Um interior de alta tecnologia e escala-topping que refina a ‘Motion & Emotion’, assinatura da marca.
O design puro e futurista do painel e assentos, os materiais utilizados (piso e acessórios em madeira de carvalho natural com fibra óptica embutidas, metal escovado, couro, etc), equipamentos existentes (displays digitais, telas sensíveis ao toque, etc), iluminação projetada (projetores LED, tiras backlit pela iluminação natural na atração principal, etc), tudo isso contribui para criar um ambiente onde a modernidade se une ao requinte, materiais naturais e tecnologia, e assim por diante.

O compartimento de passageiros reflete a assinatura Peugeot:

‘Emotion’
A frente foi projetada para fornecer ao condutor a sensação máxima. O ambiente é muito sensorial e de alta tecnologia, com o uso de metal escovado e componentes digitais. Aqui, novamente, o veículo irá adaptar-se na situação da vida real do motorista. Na verdade, a coluna de direção pode ser movida para trás e para frente eletricamente em consonância com o ajuste do assento para total facilidade de acesso. O movimento do volante carrega automaticamente quando o carro é colocado em "cruzeiro" modo para a estabilidade e avançado conforto. Finalmente, o display central multifuncional pode ser ajustado, deixando apenas as informações essenciais.

O painel de instrumentos foi concebido para criar a experiência de ter controle total sobre o veículo, como o ‘display head-up ", que apresenta todas as informações para o motorista sem que tenham de tirar os olhos da estrada.

"Movimento"
Na traseira, a máxima atenção é dedicada ao «valor acrescentado» de recursos e conforto dos passageiros. O ambiente e os materiais utilizados são brilhantes e naturais, uma mistura de couro dobrado e costurado. Os dois bancos traseiros reclinam e se moldam, um conjunto de controles são agrupados no apoio de braços central. O console central inclui um mini-bar e máquina de café, um reconhecimento discreto para a história extensa de produtos Peugeot. Este console é adornado com mármores brancos Carrare especialmente moído ‘à mão », o que contribui para o ambiente exclusivo e moderno.

HYbrid4 ‘plug-in’ usina de energia: mais adequado ao seu ambiente

A HX1 integra a tecnologia HYbrid4, uma arquitetura inovadora modular presentes na gama Peugeot sobre o 3008 HYbrid4, o primeiro híbrido diesel no mundo; tecnologia que também vai estar presente no RXH 508 em 2012.

O princípio por trás do HYbrid4 é inteligente, mas simples: Com um motor de combustão interna diesel na frente (ligar as rodas dianteiras) e um motor elétrico para na traseira (de ligar as rodas traseiras), esta tecnologia permite que todas as quatro rodas esteja ativas, através do trabalho conjunto dos motores, para maior segurança e tração em condições extremas. Ele também permite que o veículo seja conduzido em baixas velocidades, alimentado apenas pelo motor elétrico em modo de "Veículo de Emissões Zero".

Sob o capô do HX1 o motor é um diesel HDi 204 cv, 2.2 litro, ligado a uma máquina automática.

O câmbio é de 6 velocidades, a mesma que o utilizada na versão do 508 GT. Juntamente com um motor elétrico de 70 kW (95 cv), a saída combinada pode desenvolver um potencial de 299 cv.

No entanto, uma das prioridades da Peugeot é manter sua posição como líder ambiental nos anos vindouros. O HX1, portanto, nos leva um passo adiante. É equipado com ‘plug-in’ de funcionalidade: as baterias de iões de lítio podem ser recarregadas ao ‘ligar’ o veículo a uma tomada elétrica padrão de 240V. Isso significa que ele pode ter uma gama mais "ZEV", ou seja: ele pode cobrir até 31 km em modo completamente "elétrico drive". O HX1, assim, obtém um consumo de combustível combinado de 37 km/l, com emissões de CO2 de 83 g / km.

Shoe conceito
Peugeot, ao criar o carro-conceito HX1, em parceria com Pierre Hardy, criador de sapatos de luxo, projetou um exclusivo "shoe-concept".

Fonte: Peugeot press

Você também pode gostar...