Dezenas de veículos que vão pegar a estrada a partir do dia 1º de janeiro de 2012 foram considerados para o Prêmio Carro Verde do Ano, que será entregue este mês no Salão do Automóvel de Los Angeles.
A revista americana Green Car Journal que promove o prêmio há sete anos, divulgou a lista dos 5 modelos finalistas: o híbrido Toyota Prius v, o Honda Civic movido à gás natural, o Volkswagem Passat TDI movido à diesel limpo, e os elétricos Mitsubishi i e Ford Focus Eletric.
Conheça mais sobre cada um e dê sua opinião: qual desses 5 merece o prêmio de carro verde do ano?
Toyota Prius v
É um crossover híbrido elétrico que funciona com uma bateria de lítio com autonomia de mais de 24 quilômetros só com uma carga de eletricidade, além de um motor gerador de 60 quilowatts. Vem sendo reconhecido como o modelo popular da Toyota, que vai oferecer preços mais competitivos que outros híbridos e elétricos.
Honda Civic Gás Natural
É um veículo totalmente redesenhado e modificado para usar o gás natural comprimido como combustível. Com emissões de poluição quase zero, este modelo aerodinâmico da Honda é uma ótima opção para as cidades onde a oferta de gás natural é grande.
Volkswagen Passat TDI
Não muito tempo atrás, a palavra diesel era sinônimo de veículos com barulho e fumaça. Mas nas últimas décadas, a indústria automobilística está investindo em novas tecnologias que permitem que o biodiesel seja usado com alta eficiência e com baixas emissões de poluição. Combinado ao fato de que agora todo o diesel vendido nos Estados Unidos possui baixo teor de enxofre, esse modelo da Volkswagen vem como candidato ao prêmio.
Mitsubishi i
Esse modelo elétrico da Mitsubishi vem como uma alternativa atraente para os habitantes urbanos que tem consciência ambiental. Vendido no Japão desde 2009, esse veículo compacto não se destaca pela sua velocidade máxima, mas tem autonomia de até 120 quilômetros com uma carga completa de 12 horas.
Ford Focus Eletric
Equipado com um novo sistema de baterias de polímeros de lítio, este modelo pode ser recarregado na rede elétrica doméstica por 3 a 4 horas, gerando uma autonomia de até 160 quilômetros. Apesar de não ter um preço competitivo, o Focus possui motor de 100kW de potência que permite uma velocidade máxima de 136km/h.
“Estas cinco propostas sublinham que não há uma única solução para os desafios da mobilidade. Estes candidatos merecem reconhecimento por oferecer soluções alternativas para um futuro da indústria automobilística mais compatível com o meio ambiente”, disse Ron Cogan, membro da organização.
O vencedor será escolhido pelo Green Car Journal e um painel de jurados no dia 17 de novembro. No ano passado, o primeiro colocado foi o Chevrolet Volt que ganhou destaque pelo seu sistema de propulsão revolucionário que garante cerca de 480km adicionais por meio de seu gerador.
Resta agora saber quem vai ser o grande vitorioso a ocupar o posto de carro mais verde do ano de 2012. Façam suas apostas!
Fonte: style.greenvana.com