Do Galaxie ao Fusion, Ford comemora 45 anos no segmento de luxo no Brasil

O Ford Galaxie, primeiro carro de luxo produzido no Brasil, completou 45 anos de lançamento. O modelo, que marcou época e introduziu novidades como ar-condicionado, transmissão automática e direção hidráulica, deu início à tradição da Ford no segmento de carros de luxo, mantida hoje pelos modelos Fusion e Edge.

 

O primeiro Galaxie saiu da linha de montagem da antiga fábrica da Ford Ipiranga, em São Paulo, no dia 16 de fevereiro de 1967, depois de ser apresentado no V Salão do Automóvel de São Paulo, onde foi a grande sensação. Com visual moderno e imponente, destacado pelos 5,40 metros de comprimento e quase 2 metros de largura, o modelo era capaz de acomodar seis passageiros com um padrão inigualável de conforto.

 

Equipado com motor V8 de 164 cv e transmissão de três marchas, o sedã se transformou rapidamente em objeto de desejo e símbolo de status de empresários, políticos e personalidades. Durante muitos anos, foi adotado como carro oficial da Presidência da República, o que lhe valeu o apelido de "Carro do Presidente".

 

Líder isolado de vendas na sua faixa de mercado, o Galaxie foi reestilizado em 1976, seguindo as linhas dos Lincolns americanos da época, com faróis duplos alinhados horizontalmente e nova grande dianteira. As grandes lanternas traseiras quadradas ganharam formato retangular.

 

A linha teve três modelos: o Galaxie 500, de entrada, o Galaxie LTD, intermediário, e o Landau, topo de linha. Este último era a expressão mais aprimorada do luxo, com detalhes que incluíam teto de vinil, bancos de veludo e acabamento em jacarandá no painel e nas portas.

 

A versão de entrada foi produzida até o final dos anos 70. Com a crise do petróleo, o LTD e o Landau ganharam motor 5.0 a álcool, com 135 cv e tanque de 107 litros. O LTD teve a produção encerrada em 1982 e o Landau continou até 1983, quando foi substituído pelo Del Rey, modelo menor e mais econômico, também focado no luxo.

 

Considerado o sedã mais confortável, luxuoso e espaçoso feito no Brasil em todos os tempos, o Galaxie continua até hoje a encantar fãs e colecionadores, como retrato de uma época e da evolução da indústria automobilística brasileira.

 

O Fusion hoje dá sequência à tradição de luxo e inovação da Ford, com equipamentos como o sistema multimídia SYNC com tela de 8 polegadas e comandos de voz, bancos com ajuste elétrico em 10 posições, ar-condicionado automático digital, controle eletrônico de estabilidade e tração, 6 airbags e sistema de monitoramento de pressão dos pneus. Além disso, é o único no Brasil a contar com a tecnologia híbrida total, que combina motor elétrico e a gasolina para oferecer um padrão inédito de economia de combustível.

 

Fonte: Ford press

Você também pode gostar...