F-Truck: Pedro Gomes mira largada entre os oito primeiros em sua segunda etapa pela Ford

A temporada 2012 da Fórmula Truck chega neste fim de semana (30/3 a 01/4) ao Autódromo Nelson Piquet, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, para a segunda etapa de seu Campeonato Brasileiro. Uma pista que, pelo histórico recente, aumenta as expectativas da equipe Ford Racing Trucks por um bom resultado. Na temporada 2010, o time largou na pole-position com Danilo Dirani e em 2011, também com Dirani, esteve perto da vitória – com o piloto na liderança até faltarem oito voltas para o fim da corrida.

Em 2012, além do histórico, o trabalho da equipe no desenvolvimento dos caminhões aumenta a expectativa por uma boa apresentação no Rio de Janeiro. O paulista Pedro Gomes, que fará sua segunda prova pelo time – a quarta na Fórmula Truck – já traça objetivos mais altos com relação a seu desempenho pessoal. "Minha meta e grande expectativa é entrar no Top Qualifying do treino classificatório. Esse é o primeiro objetivo antes de pensarmos em uma estratégia para a corrida", destaca o piloto falando da parte final do treino de classificação, quando apenas os oito mais rápidos da primeira fase disputam a pole-position.

A confiança de Pedro Gomes provém de dois fatores: sua experiência na pista de Jacarepaguá e, principalmente, as melhorias que a equipe comandada por Djalma Fogaça realizou nos caminhões. Logo após a etapa do Velopark, que abriu a temporada 2012, a DF Motorsport esteve na pista de Piracicaba, no interior de São Paulo, onde completou um extenso programa de testes com Pedro Gomes, Djalma Fogaça e Fábio Fogaça – que integra o programa de desenvolvimento de pilotos da equipe ao lado de Sérgio Ramalho e Dennis Dirani.

"Conseguimos fazer algumas mudanças importantes no caminhão. Vamos para o Rio de Janeiro, por exemplo, com um problema solucionado no engate das marchas, que nos tirou desempenho durante a etapa do Velopark. Também conseguimos detectar uma falha na pressão da turbina que estava roubando potência do meu caminhão. Por isso eu tenho certeza que estaremos bem mais fortes nessa etapa e podemos brigar nas posições de frente", avalia Pedro Gomes.

Esta será a primeira vez que o piloto paulista disputa uma prova de caminhões no autódromo de Jacarepaguá. Reconhecidamente uma das pistas mais técnicas do Brasil, mesmo depois de ter perdido parte do seu traçado original para as obras dos jogos Pan-Americanos de 2007, o circuito exige um cuidado especial dos pilotos com relação ao desgaste dos pneus. Mas Pedro Gomes confia na experiência para lidar com esse desafio.

"A pista de Jacarepaguá é uma das minhas preferidas. Eu gostava muito de correr no traçado original dela, mas mesmo com a reforma, a pista continuou desafiadora e muito técnica. Por causa do asfalto abrasivo, o piloto precisa ter uma pilotagem mais cuidadosa para não desgastar demais os pneus, especialmente os dianteiros. Para mim, que tenho uma pilotagem mais agressiva, é um desafio enorme que eu sempre consegui enfrentar bem", lembra o piloto.

Os treinos que abrem a etapa do Rio de Janeiro da Fórmula Truck começam na próxima sexta-feira. A novidade implantada pela categoria nesta etapa é o primeiro treino livre começando mais cedo, o que deve ajudar no trabalho das equipes com a manutenção e preparação dos caminhões. A corrida será realizada no domingo a partir das 13h com transmissão ao vivo pela TV Band para todo o país. Confira a programação da etapa:

Sexta-feira – 30/3

10h30 às 11h30 – 1º treino livre
14h às 15h – 2º treino livre

Sábado – 31/3

8h30 às 9h30 – 3º treino livre
10h30 às 11h30 – 4º treino livre
13h30 – Treino classificatório
15h45 – Top Qualifying

Domingo – 01/4

9h – Warm-up
10h – Desfile dos pilotos
10h30 – Truck test
11h35 – Show de motos
12h05 – Show de caminhões
13h – Largada – 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de F-Truck 

Fonte: F-Truck Press

Você também pode gostar...