F3: Yann Cunha completa sua primeira temporada na Inglaterra com um Top-10 em Silverstone

Brasiliense campeão sul-americano de F-3 em 2010 avaliou como positiva sua participação no que considerou o mais difícil campeonato da categoria no mundo, e visa continuar na Europa em 2012

Terminou no último fim de semana a temporada 2011 da Fórmula 3 Inglesa, com a décima e última rodada disputada no tradicional autódromo de Silverstone, na Inglaterra. Para o piloto brasiliense Yann Cunha, campeão sul-americano da categoria em 2010, foi o encerramento de sua primeira temporada completa na competição. Um ano marcado, segundo o próprio piloto, por um amplo aprendizado no automobilismo Europeu.

Prova da evolução de Yann Cunha ao longo da temporada foi a conquista em Silverstone, assim como já havia acontecido na etapa de Snetterton no mês de maio, de um de seus melhores resultados no certame britânico. Na segunda das três corridas do final de semana em Silverstone, Yann Cunha cruzou a linha de chegada na décima posição. Nas outras duas provas, foi o 15º.

"Foi um bom final de semana no aspecto de trabalho com o carro. Perdemos tempo de desenvolvimento nos treinos livres por causa da chuva de das bandeiras vermelhas, por isso, quando entrei na tomada de tempos ainda não estava com o melhor acerto", contou Yann, que ficou com o 20º tempo no treino classificatório. "Por isso as corridas foram de recuperação. Na primeira e na terceira, que têm o grid formado pelo treino de classificação, consegui fazer algumas ultrapassagens e terminar em 15º. Na segunda, em que larguei nessa posição, conseguimos evoluir para nosso objetivo e ficar entre os 10 primeiros", comentou o piloto.

O 15º lugar na corrida que encerrou a temporada, na tarde de domingo, ainda aconteceu em virtude de um pneu furado. Yann Cunha disputava no mesmo pelotão que o também brasileiro Pipo Derani, que terminou em 12º. Porém, a seis voltas do fim detectou um problema no carro. Orientado pela equipe a continuar na pista, Cunha perdeu três posições.

"Achei que tivesse quebrado alguma coisa no carro, mas me pediram para ficar na pista e para levar o carro até onde fosse possível. Consegui terminar a prova e, só quando cheguei ao parque fechado percebi que era um pneu traseiro que estava perdendo pressão", lembrou Yann.

Encerrada sua primeira temporada completa na F-3 Inglesa, Yann avaliou também seu rendimento ao longo do ano de 2011 – e agora se concentra totalmente na disputa do European F3 Open, competição originada a partir da F3 Espanhola, na qual o brasiliense já conquistou três pódios – entre eles uma vitória no circuito de Portimão, em Portugal.

"Para quem acompanha apenas por resultados, meu ano na F-3 Inglesa não parece ter sido bom. Porém, para minha formação como piloto foi excelente. Tudo que aconteceu serviu de grande aprendizado, desde a quilometragem adquirida com o carro, até o contato com outra cultura, outro idioma e as principais equipes da Europa. Este é o campeonato de F-3 mais difícil do planeta e dificilmente algum piloto chega aqui andando bem logo no primeiro ano. Se analisarmos o currículo dos pilotos que venceram e brigaram pelo título, todos já tinham experiência na categoria", avaliou Yann Cunha, que planeja dar continuidade à sua carreira na Europa em 2012.

"Terminou o campeonato inglês, mas ainda tenho corridas do European F3 Open. Mas ainda assim meu plano é continuar na Europa em 2012 e dar sequência ao trabalho que comecei este ano. Ainda estamos estudando qual caminho seguir, mas deve ser algum campeonato nesse continente", finalizou o brasiliense.

Yann Cunha volta a correr já no próximo final de semana, entre os dias 15 e 16 de outubro. O brasileiro vai até o circuito de Jerez de La Frontera, na Espanha, onde disputa a penúltima etapa do European F3 Open. A competição se encerra no dia 30 de outubro, com uma rodada na pista de Barcelona, também na Espanha.

Fonte: Inova Comunicação

Você também pode gostar...