Neste final de ano a Revista Carros e Marcas lança uma série especial de dicas para você fazer uma ótima viagem em seu carro e o primeiro artigo da série trata sobre a revisão de férias do seu carro.
Para reduzir os riscos e viajar em segurança, Denis Marun, diretor da Chevy Auto Center, ressalta a importância da revisão preventiva.
“Os ônibus, trens, aviões – todos eles fazem a prevenção por dois motivos: aumenta a segurança e é muito mais barato do que um eventual acidente. As pessoas também deveriam pensar desse jeito”.
Marun listou os sistemas do carro que devem ser checados para realizar uma viagem tranquila:
Pneus: “Antes de tudo, devem estar calibrados, conforme o modelo/peso do veículo. Deve-se procurar por desgastes no pneu. Caso eles estejam lisos, devem ser trocados, pois fazem perder o atrito com o asfalto, o que é perigoso em caso de chuvas. Se houver bolhas na lateral, deve ser jogado fora, pois pode estourar”.
Sistema de freios: “É um dos principais componentes de segurança do automóvel. Devem ser verificados discos, pastilhas, lonas traseiras e o nível do fluído e deve-se procurar por vazamentos de óleo no cilindro de roda traseiro. Não se esqueça de regular o freio de mão”.
Sistema de Arrefecimento: “Verifique o nível de água do motor, pois o sistema tem como tarefa principal eliminar o calor, evitando superaquecimento. Se for necessário trocar a água do motor constantemente, pode haver vazamento”.
Sistema Elétrico: "Setas, faróis, luz interna e lanternas devem estar funcionando corretamente. Lâmpadas de freio são importantíssimas em estradas que têm neblina".
Nível de óleo do motor: “Deve ser verificado semanalmente, completado e ou trocado conforme necessidade”.
Suspensão: “Deve estar alinhada, pois é responsável pela estabilidade na direção do carro e o conforto dos passageiros”.
Bateria: “Carros com mais de dois anos devem checar a bateria que, em casos de necessidade, deve estar com carga completa para suportar uma sobrecarga de serviços”.
Outros detalhes: “Não se esqueça de checar a validade do extintor de incêndio. Tenha sempre um macaco e uma chave de roda no automóvel. E verifique se as palhetas dos limpadores de para-brisa não estão ressecadas”.
Alagamentos
O motorista deve ficar atento, também, aos alagamentos decorrentes das fortes chuvas que são comuns nessa época do ano. De acordo com Marun, enchentes e enxurradas devem ser evitadas.
“O ideal é não tentar atravessar, pois o carro não foi projetado para submergir. Se a água entrar no filtro de ar, o motor vai ser comprometido. O melhor é esperar a chuva passar.”.
Se for inevitável atravessar uma zona alagada, Marun avisa que a altura máxima da água deve corresponder à metade da altura da roda.
“Passe sempre em primeira marcha, devagar e não deixe de acelerar o carro durante toda a travessia. Tome cuidado com buracos e valetas. E, se o carro morrer, não tente fazê-lo pegar. Peça ajuda e retire-o do local onde está parado”, completou.
Fonte: band.com.br