FERRARI SP48 UNICA: A NOVA ONE-OFF DE MARANELLO

texto traduzido eletronicamente sem revisão

sp48 Unica #Ferrari, a mais recente adição à série única, foi apresentada hoje. O carro passa a fazer parte do grupo mais exclusivo de toda a produção da empresa Maranello, ou seja, aqueles modelos únicos que são forjados em torno das solicitações de um cliente e projetados de acordo com suas exigências.

A SP48 Unica, projetada no Centro Stile #Ferrari sob a direção do Diretor de Design Flavio Manzoni, é uma berlinetta esportiva de dois lugares criada a partir da plataforma do F8 Tributo. Suas linhas tensas e atitude agressiva tornam-no imediatamente inconfundível, graças também à frente afiada e projetada para a frente. Para isso, o redesenho dos faróis dianteiros e o consequente reposicionamento da entrada de ar do freio foram centrais.

Nova Ferrai SP48 Unica. Foto: Ferrari press. Lulop

Um dos principais pontos do design deste carro único é representado pelo uso extensivo de modelagem paramétrica-processual e técnicas de prototipagem 3D (fabricação aditiva) utilizadas pelos projetistas do Centro Stile #Ferrari e pelos engenheiros de Maranello para repensar completamente a forma da grade e as entradas de ar do motor. Também a este processo avançado de produção, que permitiu criar grades 3D perfeitas obtidas a partir do volume na íntegra, devemos a sensação de continuidade do modelado e a plenitude das superfícies.

As soluções gráficas processuais implementaram o diálogo diretamente com as grades e instruem o desenho geral da SP48 Unica: de evidência particular é a transição do preto para a cor do corpo que envolve cristais, teto e capô. O forte efeito viseira da frente é ainda mais acentuado pela redução da área das janelas laterais e pela eliminação da janela traseira, aumentando assim a musculatura da SP48 Unica que parece esculpida em um único bloco.

Nova Ferrai SP48 Unica. Foto: Ferrari press. Lulop

O plano destaca a parte central do teto, contendo uma representação gráfica das entradas de ar que se referem às colocadas na parte traseira do compartimento do motor de fibra de carbono em frente ao spoiler. E é precisamente de uma perspectiva elevada que você pode apreciar melhor a pesquisa estilística da qual o SP48 Unica é permeado, revelando o jogo refinado de simetrias e continuidade sugerida pelas linhas que compõem o design.

Nova Ferrai SP48 Unica. Foto: Ferrari press. Lulop

Na SP48 Unica, o estudo dinâmico termoe fluido foi preciso e refinado, garantindo a satisfação das especificações térmicas e a realização de um novo ponto de equilíbrio aerodinâmico. As novidades mais óbvias em relação ao F8 Tributo são as entradas dos fluxos de resfriamento do motor no para-choque dianteiro e sob o spoiler traseiro, equipadas com uma grade processual profunda cuja orientação é otimizada em cada seção para maximizar o fluxo de ar. A configuração do carro permite que você coloque uma entrada de ar dedicada a resfriar os intercoolers imediatamente atrás das janelas laterais, o que possibilitou reduzir o tamanho das bocas nas laterais. O aumento da saliência traseira reduz as aspirações da área do teto em benefício da carga traseira.

Nova Ferrai SP48 Unica. Foto: Ferrari press. Lulop

A personalização dos interiores, que mantêm uma identidade técnica substancial com as do F8 Tributo, baseia-se na eliminação da janela traseira e em uma intensa pesquisa da combinação de cores e revestimentos que melhor se adequam ao caráter esportivo, aerodinâmico e agressivo da Unica SP48. Um exemplo adequado disso é o Alcântara® preto com perfuração a laser desenvolvido ad hoc que cobre a maioria dos assentos e o compartimento do passageiro, sob o qual você pode ver o tecido iridescente de vermelho para laranja da mesma cor da carroceria. Seu motivo ocupa a dos hexágonos que desaparecem dos calandras e do livery processual no teto, dando ao carro um efeito agradável de continuidade entre interior e exterior. Entrando no SP48 Unica, o coração polido cobre com o mesmo padrão hexagonal impresso no laser também chama a atenção. A fibra de carbono fosco que embeleza o interior dá um toque muito técnico ao interior, completado por acabamentos cinza gunmetal.

único #Ferrari SP48 Unica, projetado para um cliente fiel do Cavalo Prancing que esteve envolvido em cada fase de sua criação, representa, portanto, uma reinterpretação ousada de uma berlinetta esportiva que aumenta sua alma de corrida e vocação para a velocidade; o carro alcança o objetivo de transformar um modelo existente de forma original e eficaz, inspirado e ao mesmo tempo prestando homenagem aos valores fundamentais da marca, ou seja, paixão e inovação.

Nova Ferrai SP48 Unica. Foto: Ferrari press. Lulop

PROJETOS ESPECIAIS

O programa Projetos Especiais tem como objetivo criar #Ferrari carros únicos, chamados One-Off e caracterizados por um design exclusivo elaborado com base nas solicitações do cliente, que se torna assim dono de um modelo #Prodotto em uma única cópia. Cada projeto parte da ideia do cliente, desenvolvida em conjunto com uma equipe de designers do Centro Stile #Ferrari; após a definição dos aspectos de design, passamos para a criação de desenhos técnicos detalhados e um modelo de escala, antes de iniciar a construção do carro único. O processo leva mais de um ano, durante o qual o cliente está envolvido em todas as etapas de desenvolvimento e verificação de design. O resultado dessa atividade é um #Ferrari único, que possui o logotipo do Cavalo Prancing e é feito de acordo com os canões de excelência que caracterizam a produção de todos os #auto da empresa Maranello.

Você também pode gostar...