Fórmula Abarth: Victor Franzoni mostra talento na Bélgica

Piloto mais jovem da história a vencer uma corrida no automobilismo brasileiro, paulista de 15 anos de idade participou neste fim de semana da rodada de Spa-Francorchamps dos campeonatos Europeu e Italiano de F-Abarth

Victor Franzoni, destaque da temporada 2011 da Fórmula Futuro, voltou a mostrar talento em sua estreia nos campeonatos Italiano e Europeu de Fórmula Abarth, que tiveram prosseguimento neste fim de semana, no circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica. Partindo do final do grid da corrida deste domingo – que leva em consideração o resultado da primeira bateria do fim de semana -, Franzoni chegou a fazer 11 ultrapassagens e ocupou o oitavo lugar da prova, mas acabou superado na última volta pelo russo Sergey Sirotkin, e terminou em nono.

Mesmo com as dificuldades naturais de uma estreia em uma competição equilibrada como a F-Abarth, ocorrida em uma das pistas mais desafiadoras do mundo, Franzoni se destacou pela rapidez com que se adaptou ao Tatuus-FPT da equipe Cram Competition.

"No começo da prova eu era bem rápido, virando tempos iguais aos dos líderes. Mas com o passar das voltas comecei a sofrer com o desgaste dos pneus e meu carro passou a sair muito de frente. Ainda consegui me manter em nono, um resultado que considero excelente para a estreia. Se eu tivesse largado um pouco mais para a frente, poderia ter sonhado com um resultado ainda melhor", avaliou Franzoni.

O ponto mais importante da passagem de Victor pelo automobilismo europeu, segundo ele, foi o aprendizado. A estreia no torneio que pode ser seu destino no ano que vem – se vencer o campeonato da F-Futuro o jovem paulista receberá uma temporada na F-Abarth como prêmio -, aumenta sua motivação para as próximas provas do campeonato brasileiro.

"Volto para o Brasil muito animado e ainda mais confiante. Quero traduzir isso em outros bons resultados em Interlagos neste fim de semana. Foi lá que ganhei minha primeira corrida e quero aproveitar essa etapa para me aproximar da liderança do campeonato", completou o piloto, quarto colocado na classificação da F-Futuro.

Carro mais potente – Victor Franzoni, reconhecido pela rapidez com que se adapta a situações novas na carreira desde os tempos do kart, começou a corrida deste domingo fazendo tempos iguais aos dos veteranos da F-Abarth. E gostou do carro com o qual pode competir no ano que vem.

"O campeonato da Fórmula Abarth é muito difícil e competitivo. Por isso fiquei feliz com a minha adaptação. O carro é diferente e tem mais potência de motor, o que exige uma técnica diferente de pilotagem. Por isso, é preciso tomar cuidado para não destracionar nas saídas de curva", disse ele.

Franzoni ressaltou, ainda, a importância de sua passagem pela F-Futuro, categoria criada no ano passado por Felipe Massa, para sua rápida adaptação na Europa.

"Sem dúvida, minha experiência na Fórmula Futuro foi extremamente útil neste fim de semana. Tenho certeza de que, se tivesse vindo direto do kart para cá, as dificuldades seriam bem maiores", comentou o piloto.

No mês de maio deste ano, ele entrou para a história como o mais jovem piloto a vencer uma corrida de carros no Brasil – com o triunfo na prova de abertura da F-Futuro 2011, conquistada aos 15 anos de idade.

Fonte: NULL

Você também pode gostar...