Cadillac é uma marca de veículos de luxo pertencente à General Motors. Os veículos da Cadillac são vendidos em mais de 50 países e territórios, mas principalmente na América do Norte
A Cadillac é atualmente o mais antigo fabricante de automóveis americano, e está entre as mais antigas marcas de automóveis do mundo. Fundada em 1902 como o Cadillac Automobile Company, foi comprada em 1909 pela General Motors e ao longo dos próximos 30 anos, estabeleceu-se como carro de luxo da América. Cadillac foi a pioneira em muitos acessórios de automóveis, incluindo os sistemas elétricos, a transmissão manual clashless e o teto de aço. A marca desenvolveu três motores, um dos quais (o motor V8) definiu o padrão para a indústria automobilística americana.
Fundadores
A Cadillac foi formada a partir de restos da Henry Ford Company, quando Henry Ford saiu junto com vários de seus parceiros e a sociedade foi dissolvida. Com a intenção de liquidar os ativos da empresa, os financiadores da Ford, William Murphy e Lemuel Bowen, chamaram o engenheiro Henry M. Leland de Leland & Manufacturing Company Faulconer para avaliar as instalações e equipamentos antes de vendê-los. Em vez disso, Leland persuadiu-os a continuar o negócio de automóveis. Com a saída de Henry Ford, exigiu-se um novo nome, e em 22 de agosto de 1902, a empresa retormou como Cadillac Automobile Company. A Leland Faulconer & Manufacturing e a Cadillac Automobile Company se uniram em 1905.
O nome Cadillac foi em homenagem ao explorador francês Antoine de la Mothe Laumet, Sieur de Cadillac, que fundou Detroit em 1701. Que trouxe grandes contribuições para a indústria automotiva.
Desde de o primeiro Cadillac, a engenharia de precisão e elegante acabamento de luxo, fizeram com que seus carros fossem classificados entre os melhores do mundo. A utilização de peças intercambiáveis foi uma importante inovação em 1908. Cadillac foi o fabricante do primeiro carro com uma cabina inteiramente fechada em 1910, e em 1912, foi a primeira a incorporar um sistema elétrico que permite partida, ignição e iluminação.
Em 1915, introduziu em 90 graus flathead, um motor V8 com 70 cv a 2400 rpm e 180 libras de torque, permitindo que seus carros atingissem 65 milhas por hora. Foi o carro mais rápido das estradas naquele tempo. O Cadillac V8 foi pioneiro no virabrequim plano duplo em 1918. Em 1928 a Cadillac introduziu a primeira transmissão Synchro-Mesh clashless manual, utilizando engrenagens de malha constante. Em 1930 Cadillac implementou o primeiro motor V-16, com uma válvula de sobrecarga de 45 graus, 452 centímetros cúbicos e 165 cavalos, um dos mais potentes e mais silenciosos motores nos Estados Unidos. O desenvolvimento e a introdução do V8, V16 e V-12 ajudaram a fazer o Cadillac "
Um modelo mais recente do motor V8, conhecida como a válvula de sobrecarga, definiu o padrão para a indústria automotiva americana inteira em 1949.
Tailfins foram adicionados à forma do corpo em 1948. O Eldorado Brougham de 1957 ofereceu uma função "lugar de memória", permitindo que as posições do banco fossem salvas para motoristas diferentes. O primeiro aquecedor totalmente automático / sistema de ar condicionado foi introduzido em 1964, que permite ao condutor ajustar a temperatura desejada seja mantida pelo "controle de clima". Desde o final dos anos 1960, a Cadillac oferecia um sistema de fibra óptica para alertar o condutor da falta de lâmpadas. Airbags para os motoristas foram oferecidos em alguns modelos Cadillac 1972-1973.
A década de 1970 viu os veículos memoráveis de dimensões sem precedentes, desde a década de 1960, ficarem maiores ainda. O Fleetwood 1972 foi de cerca de 1,7 (43 mm) de distância entre eixos, mais longo e 4 (100 mm), comparado com a série 1960 Fleetwood 75, enquanto o Calais 1972 foi de 2,4 em (61,0 mm) maior do que o equivalente 1960 Série 62, e a mesma distância entre eixos. O crescimento em peso e equipamentos padrão exigido aumentos de deslocamento do motor antes da era do downsizing em conjunto no final da década. Apesar do recorde de vendas em de 1970 a 1973, a Cadillac teve problemas na década de 1970 à década de 1980, em parte motivado por uma falha para responder eficazmente aos novos mandatos do governo em matéria de segurança, emissões e economia de combustível.
Desde os anos 70 a indústria passou por várias reduções na produção, colocou no mercado alguns menores e mais econômicos, porém, o grande charme da marca continua sendo seu tamanho, e potência de motor. Embarcado com muito conforto e tecnologia.
Fonte: wikipedia.org