Inovador sistema híbrido da Nissan conquista importante prêmio no Japão

O inovador sistema hibrido com tecnologia de dupla embreagem rendeu à Nissan o reconhecimento do Ichimura Prizes in Industry, tradicional premiação da fundação japonesa New Technology Development. O sistema híbrido recebeu hoje a honraria na categoria “Prêmio Contribuição”.

A fundação, que organiza a premiação há mais de quatro décadas, indicou o sistema híbrido da Nissan pelo seu baixo peso e estrutura simples. Focado nos veículos de passeio, especialmente os compactos de alta eficiência energética, o sistema entrega simultaneamente desempenho e dirigibilidade equivalentes aos de um motor V8. Esse sistema já é utilizado no Infiniti M e no Nissan Fuga.

Para entender seu funcionamento, basta acessar o link:
www.nissan-global.com/EN/TECHNOLOGY/OVERVIEW/hybrid_system.html.

Antes desse desenvolvimento da Nissan, os sistemas híbridos em automóveis utilizavam preferencialmente conversor de torque ao invés da tecnologia de duas embreagens para o melhor funcionamento do conjunto. Entretanto, os engenheiros da Nissan conseguiram preservar as melhores características de dirigibilidade com uma tecnologia de controle do motor e embreagem, como arrancadas rápidas e respostas imediata das baterias de íon-lítio.A utilização do motor em alta velocidade é mais frequente e o condutor aproveita a performance mais emocionante do veículo.

Essa inovação da Nissan também conquistou outros prêmios, além do Ichimura:

  • 61º Prêmio JSAE – Prêmio Desenvolvimento Tecnológico da Sociedade dos Engenheiros Automotivos do Japão (maio / 2011);
  • 9º Prêmio Novo JSPMI, Prêmio Presidente da Sociedade Japonesa da Promoção de Máquinas Industriais (fevereiro / 2012);
  • Medalha FY2011 por Nova Tecnologia da Sociedade Japonesa dos Engenheiros Mecânicos (receberá em abril deste ano);
  • Prêmio 10 Melhores Motores de 2012 (janeiro / 2012);
  • Melhores Tecnologias RJC 6 (dezembro / 2010);
  • ‘Mais Rápido Carro Híbrido em Produção Em Um Quarto de Milha’ – Guinness Book 2012;

APOSTANDO NA INOVAÇÃO
Em sua 44ª edição, o Ichimura Prizes in Industry é realizado anualmente e se destina a uma pessoa ou a um grupo responsável pelo desenvolvimento de novas tecnologias que contribuam ou promovam a evolução no setor industrial. O prêmio é concedido às tecnologias marcantes em diversos segmentos de negócios no Japão. A Nissan foi a única fabricante de veículos premiada neste ano.

Fonte: Nissan press

Você também pode gostar...