MS – Procon pesquisa preço de combustíveis e orienta consumidor a buscar promoções

O Procon de Mato Grosso do Sul participou  de uma reunião com os representantes do Sindicato dos Proprietários de Postos de Combustíveis do Estado. Objetivo da reunião foi discutir se há um nivelamento no preço dos combustíveis e o porquê do aumento.

 O Procon recebeu constantes denúncias de que haveria um cartel entre os postos, então  o órgão realizou uma pesquisa em 31 estabelecimentos. No levantamento foi constatado que não há uma similaridade dos valores e o que há é uma pequena variação dos preços. O levantamento mostra que a gasolina mais barata está sendo vendida a R$ 2,80 e a mais cara a R$ 2,89. A variação da gasolina está entre 10,67% a comum, 7,73 a aditivada, 5,87% o etanol e 1,53% o diesel.

 Os empresários ressaltaram que o aumento do combustível se deve ao custo de pessoal, o que reflete para o consumidor. O Procon alerta que o único que pode regular o preço é o próprio cliente por meio de constantes pesquisas. “Quem regula preço é o consumidor, que força a concorrência a baixar os valores. Se pesquisar, pode fazer uma economia que pode chegar a 17,56%. O consumidor deve  aproveitar as promoções, pois desta forma o concorrente será obrigado a baixar o preço”, orienta o superintendente do Procon, Alexandre Rezende.

 O Procon alerta a população que no caso de suspeita de cartel denuncie pelo 151, ou no fale conosco no site da instituição.

Leia mais:

Audi divulga novos preços de comercialização

O sucesso da tecnologia VTG em Le Mans

O novo Mercedes-Benz GL 63 AMG – Primeira classe: a combinação perfeita de estilo e desempenho

Fonte: noticias.ms

Você também pode gostar...