NOVO FORD F-150 RAPTOR VEM COM 700 CV DE POTÊNCIA

texto traduzido eletronicamente sem revisão

Depois de mais de uma década gasta enfrentando condições duras e conquistando enormes dunas do deserto ao longo de três gerações de caminhões off-road, a Ford desencadeia o novo F-150 Raptor R® – o mais rápido, mais poderoso, mais extremo deserto off-road de alto desempenho Raptor ainda.

Todas as três gerações de F-150 Raptor foram inspiradas pelos caminhões de troféus extremos de corrida do deserto que competem na Baja 1000. Projetado e projetado pela Ford Performance, o F-150 Raptor R 2023 é o mais próximo ainda de entregar esse tipo de desempenho.

“Raptor R é o nosso raptor final”, disse Carl Widmann, engenheiro-chefe da Ford Performance. “Quando os clientes experimentam o Raptor R no deserto e além, ele fará com que os cabelos na parte de trás do pescoço se levantem – e eles vão adorar cada segundo dele.”

Nova Ford Raptor F150. Foto: Divulgação press Ford

O coração de Raptor R

O coração do Raptor R é um novo motor V8 superalimentado de 5,2 litros que entrega 700 cavalos de potência e 640 lb.-ft. de torque para dar-lhe incrível poder de execução do deserto. A Ford Performance recrutou o motor mais potente de sua linha – anteriormente visto no Mustang Shelby GT500 – otimizando-o para desempenho off-road nível Raptor e durabilidade Built Ford Tough. O resultado é o V8 mais denso de torque ainda em uma picape de produção.®®

A Ford Performance recalibrou o supercarregador deste motor V8 e instalou uma nova polia para otimizar sua potência para uso off-road, aumentando a entrega de torque na gama baixa e média. Essas mudanças ajudam a Raptor R a oferecer mais desempenho nas velocidades em que os clientes passam a maior parte do tempo dirigindo.

Para manter a extrema durabilidade off-road pela qual a marca Raptor é conhecida, a Ford Performance atualizou os coletores de escape do motor original para um design de aço inoxidável fundido, incluindo um refrigerador e filtro de óleo exclusivos, além de uma panela de óleo mais profunda que permite que ele enfrente graus agressivos, mantendo o óleo do motor fresco. Para ajudar o motor a respirar melhor, o volume de entrada de ar é aumentado em 66% através de uma entrada de ar mais ampla e um filtro de ar cônico de maior fluxo e maior eficiência.

Ford Construído Difícil para conquistar o deserto

Nova Ford Raptor F150. Foto: Divulgação press Ford

F-150 Raptor é mais do que ir rápido – ele deve conquistar ambientes off-road brutais. Sua capacidade e durabilidade vem de mais de uma década de experiência da Ford em engenharia e testes de tortura de caminhões de alto desempenho. A Ford Performance atualizou a transmissão e a linha de transmissão do caminhão base para ajudar a garantir que o Raptor R possa lidar suavemente com o que este V8 pode jogar nele.

O Raptor R oferece uma transmissão SelectShift de 10 velocidades com calibração melhorada. O caminhão possui um novo eixo dianteiro com um suporte mais robusto e de maior resistência e uma cobertura estrutural com costelas de alumínio para gerenciar o torque adicionado do powertrain, bem como um eixo de alumínio de maior diâmetro. Um novo conversor de torque especialmente ajustado com amortecedor de turbinas pesadas e conjunto de saída traseira de quatro pinos torna o caminhão ainda mais equipado para transferir torque e proporcionar uma sensação de powertrain mais suave ao dirigir tanto on quanto off-road.®

Os motoristas têm ainda mais controle sobre como seu Raptor R expressa sua potência adicional, cortesia de um sistema de escape duplo exclusivo com um verdadeiro silenciador de passagem e sistema de válvula ativa, com modos para Normal, Sport, Quiet e Baja. Estes podem ser ajustados no recurso MyMode™, permitindo que os motoristas personalizem várias configurações – incluindo tração, direção, modos de suspensão e outros – e salvem um como um único modo facilmente acessado com a pressão do botão “R” no volante.

Nova Ford Raptor F150. Foto: Divulgação press Ford

Se o coração de Raptor R é o V8 sobrecarregado, a alma continua sendo sua suspensão incrivelmente capaz. A suspensão traseira de cinco elos possui braços de arrasto extra-longos para manter melhor a posição do eixo em terrenos acidentados, uma haste Panhard e molas de bobina de 24 polegadas – todas otimizadas para excelente estabilidade enquanto atravessam terrenos desertos em altas velocidades. Os choques avançados da FOX Live Valve são sintonizados para equilibrar a qualidade do passeio e o controle de rolagem on-and-off-road. Estes amortecedores controlados eletronicamente usam sensores de altura de suspensão e outros sensores para monitorar as condições do terreno de forma independente, centenas de vezes por segundo, enquanto ajustam o ajuste da suspensão em conformidade. A viagem de roda de 13 polegadas na frente e 14,1 polegadas atrás facilita a capacidade da Raptor R de atravessar areia e rochas com excelente capacidade.

“Ouvimos nossos clientes exigindo o som e o poder de um V8 de volta ao Raptor”, disse Widmann. “Isso não é algo que nós íamos apressar. Este V8 de 5,2 litros sobrecarregado é a fusão ideal de potência de alta densidade emparelhada com a nova suspensão traseira da Raptor de terceira geração e choques para entregar um soco de um-dois que vai muito além da soma de suas partes.”

Cada modo de acionamento é ajustado para explicar a potência adicional do V8 sobrecarregado, incluindo um modo Baja otimizado para o máximo desempenho e controle em off-road de alta velocidade. Um aumento de 5% na taxa de mola dianteira ajuda a manter a qualidade confortável do passeio, enquanto a Raptor R possui folga no solo de 13,1 polegadas e pneus exclusivos de classe padrão* de 37 polegadas direto da fábrica para melhor compensação de obstáculos.

Estilo raptor icônico levado para o próximo nível

Nova Ford Raptor F150. Foto: Divulgação press Ford

O Raptor mais poderoso ainda leva o legado de design do caminhão off-road para um entalhe, com estilo único que leva ainda mais para casa sua capacidade sobrecarregada. Uma cúpula de potência maior e mais agressivamente estilizada no capô fica quase 1 polegada mais alta do que na base Raptor, ajudando a extrair ar quente de baixo. Grade icônica F O R D, para-choques e sinalizadores de para-choques pintados de preto ressaltam sua aparência ameaçadora.

“O Raptor R foi projetado visualmente como um predador do deserto para chamar a atenção dos clientes da Raptor e dos entusiastas off-road”, disse Tom Liu, designer principal da Raptor R. “Há detalhes grandes e pequenos – desde o extrator de ar mais agressivo do capô até os crachás Code Orange ‘R’ – que comunicam visualmente o desempenho off-road de próximo nível sob o banner Raptor R.”

Os acentos code laranja exclusivos da Ford Performance incluem um emblema “R” exclusivo na grade, cúpula de potência e porta traseira. Um pacote gráfico especial nos para-lamas traseiros apresenta um design único que espelha a dura e rachada terra do deserto, reforçando o tipo de ambiente que o Raptor R é construído para conquistar.

Essa sensação agressiva leva para um interior negro. Os assentos Standard Recaro ostentam uma combinação de couro preto e camurça de Alcântara – habilmente colocados para aderência adicional quando o terreno fica desagradável. A fibra de carbono genuína adorna as portas, a porta da caixa de mídia e as partes superiores do painel de instrumentos, apresentando uma tecelagem tri-axial única projetada para transmitir a combinação de desempenho, dureza e durabilidade da Raptor R.®®

Como o resto da família Raptor, raptor R vem de série com um conjunto de tecnologia inteligente para facilitar o off-road. Trail Turn Assist** permite que os motoristas reduzam seu raio de giro em curvas apertadas e vão ainda mais longe da estrada. Ford Trail Control – pense no controle de cruzeiro para off-road – permite que os motoristas selecionem uma velocidade definida e dirijam através de condições desafiadoras enquanto o caminhão manuseia o acelerador e a frenagem. Trail 1-Pedal Drive permite que os clientes controlem o acelerador e a frenagem com apenas um pedal para tornar o off-road extremo como o rastreamento de rochas ainda mais fácil.

Mantê-lo conectado é uma tela sensível ao toque padrão de 12 polegadas com tecnologia SYNC 4, Apple CarPlay e Android Auto®® compatibilidade††. O Raptor R também se beneficia do recurso de atualização de software do Ford Power-Up over-the-air. Essas atualizações sem fio podem oferecer melhorias em todo o veículo – desde o sistema SYNC até upgrades aprimorados de qualidade, capacidade e conveniência que melhoram a experiência de propriedade ao longo do tempo.

F-150 Raptor R estará disponível em oito opções de cores, incluindo a nova pintura exterior Avalanche e Azure Gray Tri-Coat oferecida na linha Raptor pela primeira vez.

Você também pode gostar...