traduzido eletronicamente sem revisão
14 de abrilésimo, 2022: #thornleykelham revelou o primeiro projeto inteiramente novo em sua linha ‘europeia’ de lendas #automotive reimaginadas: #thejaguarxkeuropean, que se baseia no sucesso de sua Lancia Aurelia Outlaw. Tendo como base um doador abandonado Jaguar XK, o programa sob medida permite que os clientes transformem seu carro em especificação “europeia”, com um corpo leve de ligas escrita pelo designer da McLaren P1, Paul Howse, e uma gama completa de upgrades e melhorias de desempenho e conforto.

A maior parte do trabalho é realizada internamente por #thornleykelham, juntamente com um pequeno número de parceiros confiáveis e talentosos. Além de seu trabalho na restauração da Concours, a equipe interna de artesãos é especialista em motores clássicos de automobilismo, e inúmeros projetos anteriores envolveram melhorias sob medida desde suspensão, direção e freios adimensionados, até a conversão para injeção de combustível, e o design e execução de recursos de conveniência, como ar-condicionado e ICE high-end. No programa “europeu”, toda essa experiência vem a ter para criar a encarnação final de uma série de carros esportivos europeus da era de ouro, incluindo o Jaguar XK.

A visão de Howse celebra as linhas originalmente lindamente aerodinâmicas de uma forma que permanece fiel às intenções originais do carro, ecoando o tipo de trabalho aplicado ao E-Type Lightweight. A primeira grande tarefa foi baixar o teto para que as proporções se tornassem mais elegantes e propositais. O próximo foi adicionar alguma curvatura para os lados; todas as seções do corpo agora têm uma aceleração para eles que adiciona escultura e músculo, mas também leveza. Os arcos são mais largos tanto na frente quanto mais significativamente na parte traseira com rodas de fio de liga mais largas enchendo-os bem, dando a essa posição de ‘road racer’. O brilho também foi removido e, em vez disso, um vinco sutil foi introduzido no capô que segue a tela dividida no telhado e lava sobre o telhado, que é mais suavemente integrado na forma geral, assim como os arcos traseiros. Na parte traseira, a cauda agora varre para criar uma forma mais teardrop. As lâmpadas traseiras estão aninhadas na carroceria e os faróis tiveram as molduras cromadas removidas, limpando a aparência.

Por dentro, um painel e interior completamente redesenhados ecoam o original, mas com a dedicação em modernizar e melhorar sempre que possível. Os mostradores são mantidos em um layout semelhante, mas são cercados por um painel de alumínio cor do corpo em vez de uma laje plana de nozes. Este é envolto no melhor couro abraçando os mostradores, agora posicionado um pouco mais alto. A posição dos assentos é uma grande melhoria em relação ao original, deixando o ponto H significativamente para que você se sente no carro em vez de nele e garantindo que o teto abaixado não afete a sala de cabeceira. Os assentos em si, embora clássicos em design, oferecem mais suporte do que os itens originais. O design da porta também é mais sofisticado e esportivo em design, com um bolso de armazenamento fino e uma versão de porta completamente nova para não só melhorar a ergonomia, mas também a folga do joelho para motoristas mais altos.
Janelas elétricas são adicionadas, assim como medidores eletrônicos e uma gaiola discreta, enquanto ar-condicionado, direção hidráulica, conectividade Bluetooth e uma série de opções de entretenimento no carro garantem que cada europeu oferecerá a emoção de um clássico com a conveniência e a dirigibilidade cotidiana de um carro moderno.

O motor Jaguar XK de 3,8 litros em linha reta – que produziu cerca de 160 -220 cv no período – está completamente reprojetado, imbuíndo a especificação ‘europeia’ com desempenho semelhante a um carro esportivo moderno. O motor de todas as-roupas é equipado com injeção direta, um eixo de camuflagem sob medida e cilindros rebored para 300cv ou 340hp, dependendo da especificação.
Para permitir que o novo motor atira de forma mais consistente em maior desempenho, há um radiador de alumínio atualizado com refrigerador de óleo, bem como capô louvred e aberturas e aberturas sutilmente redesenhadas. A energia é fornecida através de uma transmissão manual de cinco velocidades redesenhada. Cada componente foi cuidadosamente considerado e cuidadosamente projetado para a melhor experiência de condução possível.
O manuseio foi aprimorado com suspensão reconfigurada, empregando ossos duplos na frente, bobinas, amortecedores bilstein afinados e molas Eibach. É um pacote muito mais moderno do que o carro original, que apresentava molas básicas de folha no eixo traseiro. Na verdade, a configuração do eixo traseiro foi completamente redesenhada, e agora incorpora um diferencial de deslizamento limitado. Freios a disco ventilados de quatro pistões equipam cada roda.
Da caixa de cesta Jaguar XK à especificação europeia Jaguar XK envolve um processo de mais de 5.000 horas, cada etapa impulsionada pela meticulosa (e premiada) atenção de Thornley Kelham aos detalhes e aplicada em toda a totalidade do carro desde metalurgia, pintura (800 horas) até engenharia, aparação de couro Connolly fina e configuração de chassi.
Por quase 15 anos, a equipe #thornleykelham tem sido mestre tanto do autêntico trabalho de restauração premiado quanto de carros de colecionador sob medida e atualizados. De sua instalação de 32.000m²/ft em Cotswolds, o Reino Unido uma equipe talentosa de mais de 30 produziu a Restauração do Ano vencedor Bizzarrini 5300GT Strada, o London Concours ‘Best in Show’ Frazer-Nash BMW 328 e o Concorso d’Eleganza vencedor da classe Lancia Astura Torpedo por Viotti.

Quando os clientes exigem desempenho adicional, eles podem recorrer à equipe especializada em engenharia interna e construção de motores da Thornley Kelham, que pode imbuir motores históricos existentes com níveis incríveis de desempenho. No Le Mans Classic 2018, por exemplo, três carros – dois Invicta S Types e um Lagonda – usavam motores preparados por engenheiros #thornleykelham. Um S Type produziu o dobro da saída do motor original, e o outro a velocidade noturna mais rápida da corrida.
Para se qualificar como membro do programa “europeu”, um projeto deve reunir essa experiência mundial de construção de motores e chassis com décadas de experiência em restauração padrão de concours de alto nível e uma dedicação à perfeição final.
Em suma, deve preencher três critérios-chave: O Design. Os detalhes. O Drive.
Simon Thornley, co-fundador da #thornleykelham, disse: “Com nossos #heritage de restauração vencedoras de concours e nossos anos de experiência no aperfeiçoamento do nosso projeto lancia aurelia ‘Outlaw’, desenvolvemos uma equipe perfeitamente posicionada para projetar e projetar um carro que reimagine #automotive ícones autenticamente, em detalhes intrincados e com uma atenção meticulosa à qualidade. #thejaguarxkeuropean é, para nós, o carro mais bonito já no setor restomod, apoiado com experiência e experiência no desenvolvimento de carros que não são apenas perfeitos em seu acabamento, mas emocionantes para possuir e dirigir.
“A década de 1950 marcou o início de uma era de ouro no design de carros europeus. À medida que o mundo emergia dos anos sombrios da 2ª Guerra Mundial, havia uma busca – e uma necessidade – de luz e alegria; uma paixão para criar e reconstruir. Na Europa isso repercutiu na indústria automobilística. Uma nova era começou, impulsionando as exportações, aproveitando e refocando os talentos do continente, e uma nova geração de carros esportivos surgiu – na Grã-Bretanha o Jaguar XK120, Austin Healey 100, MGA e AC Ace, na Itália o Lancia Aurelia, Alfa Romeo 1900, modelos da Fiat, Ferrari e Maserati. Engenheiros alemães desenvolveram o maravilhoso Porsche 356 seguido pelo majestoso Mercedes 300SL. Em #thornleykelham, mais de uma década trabalhando com, dirigindo e restaurando esses modelos a padrões de nível concours, aprimorou nossa apreciação por esses maravilhosos automóveis. Nossa profunda experiência de sua beleza, engenharia – e falhas – também levou a uma evolução em nossa abordagem a eles. E assim, lançamos nossa divisão “europeia”, nossa missão é prestar homenagem aos seus #heritage, e desenvolvê-los para atender às demandas dos 21st Motorista do século.”
O desenvolvimento do primeiro Jaguar XK construído para especificação “europeia” já está em andamento, com a primeira comissão garantida. Os números serão estritamente limitados, com preços a partir de £550.000 mais carro doador, dependendo da especificação.
-TERMINA –
Sobre a Thornley KelhamFounded
em 2008, a #thornleykelham Ltd é especialista em restauração, manutenção, manutenção, manutenção, preparação de rally e suporte de carros icônicos vintage e clássicos. A partir de sua sede em Cotswold, a equipe de 30 gerenciam, restauram e preparam exemplos de carros coletores para concours globais e eventos de automobilismo de uma instalação de última geração de 32.000 m²/ ft.
Com carrocerias, lojas de pintura, motores e fabricação internas, #thornleykelham é amplamente considerada pela qualidade de suas restaurações de veículos historicamente significativos, muitas vezes únicos em uma variedade de marcas, incluindo Alfa Romeo, Aston Martin, Bentley, BMW, Ferrari, Lancia, Lamborghini, Mercedes-Benz, Rolls-Royce e Porsche, bem como Amilcar, Bizzarrini e outros.
Suas restaurações premiadas apareceram em concours de primeira linha como Pebble Beach, os ‘Royal Concours’ no Hampton Court Palace, Chantilly e Salon Privé, enquanto uma equipe dedicada de automobilismo apoia clientes em eventos de rally em todo o mundo, incluindo o Mille Miglia, Tour #auto e Targa Florio.
Thornley Kelham se esforça para criar um processo de restauração agradável, informativo e colaborativo para o cliente, com atendimento ao cliente tão importante quanto a própria restauração.