O novo Toyota GT 86 é um carro esportivo da marca japonesa que faz sua estréia mundial no Salão Automóvel de Tóquio em 30 de novembro. O compacto modelo 2 +2, um dos carros mais intensamente aguardados para o próximo ano, estará à venda em diversos países à partir de junho de 2012, no Brasil à venda não está confirmada.
O GT 86 foi concebido como uma máquina inteiramente centrada no condutor, projetado para oferecer as qualidades fundamentais da experiência clássica de carros esportivos. Isso significa que a resposta do motor é sentida no preciso instante que o condutor toca, mesmo que de leve, o acelerador. Dirigir esse carro deve agradar a todos os apaixonados por carros esportivos e dinâmicos.
O Toyota GT 86 é construído sobre uma nova plataforma, com uma carroceria aerodinâmica altamente esticada sobre os elementos mecânicos do carro. Ao invés de adaptação de um motor pesado de grande capacidade, a Toyota optou, em vez de voltar às suas raízes esportivas, pela instalação de um motor dianteiro compacto à gasolina , de livre rotação, que aciona as rodas traseiras.
Este quatro cilindros "boxer", unidade que gera 197 cv a 7.000 rpm e torque máximo de 205Nm às 6600 rpm, dando ao GT 86 uma performance, rápida e envolvente.
A motor se adapta de forma excepcional ao carro compacto de quatro lugares, criando um carro que se beneficia de peso leve, de baixa inércia e um baixo centro de gravidade para alcançar o melhor possível com relação potência-peso. Para o motorista isso significa desempenho.
Acondicionamento
O Toyota GT 86 mede 4.240 milímetros de comprimento, 1.285 milímetros de altura e 1775 milímetros de largura, com uma distância entre eixos de 2.570 milímetros, dimensões que o tornam, o quatro lugares desportivo, mais compacto disponíveis hoje.
Os GT 86 é muito mais fácil para os motoristas de explorarem sua dirigibilidade ágil e equilíbrio nas curvas. A suspensão possui "MacPherson" na dianteira e duplo "wishbones" na traseira. As rodas de liga leve são de 17 polegadas e vem equipado com freios a disco ventilados na frente e a trás.
Primeiro motor do mundo horizontalmente opostos com D-4S5
O motor do GT 86 é o resultado de um Toyota comum e programa de desenvolvimento Subaru que reúne a sua paixão know-how técnico e de mútuo para carros esportivos.
Toyota tem acrescentado a sua tecnologia de injecção D-4S a nova Subaru, horizontalmente opostos, naturalmente aspirado 1.998 cc de quatro cilindros boxer. Este sistema de recursos separados para ambos os injetores duplos e porta de injeção direta, e uma alta taxa de compressão 12.5:1, aumentando a potência e torque em uma ampla gama de rotações do motor, sem sacrificar a eficiência de combustível e desempenho ambiental.
O motor flat-four tem furo igual e curso de 86,0 milímetros e unidades, quer através de um manual de seis velocidades ou seis-velocidade transmissão automática. O manual oferece rápida, mudanças precisas usando um tátil, alavanca de curta distância; a transmissão automática pode ser controlado usando comandos no volante montado no volante.
A energia é distribuída para as rodas traseiras através de um diferencial de deslizamento limitado para dar a melhor aderência possível em todas as condições de condução. O ABS e sistemas de controle comutável veículo estabilidade foram ajustados especificamente para oferecer estabilidade dinâmica no limite do envelope de desempenho do carro com uma intervenção mínima eletrônicos para ajudar a preservar a pureza da experiência de condução.
Projeto
O design do GT 86 trabalha dentro das limitações técnicas de alcançar as dimensões mais compactas possível, um centro de gravidade baixo e desempenho aerodinâmico inspirado pelo automobilismo, além de exibir um estilo da Toyota para carros esportivos.
A grelha inferior é estilo "escorpião", dando uma aparência mais poderosa, com mais apelo esportivo, incluindo rodas de liga leve de 17 polegadas, spoiler traseiro, escapamentos duplos e o logo "86" do pistão, que denota uma configuração especial motor do carro.
À bordo, a ergonomia e a função de cada elemento, interage com o condutor, para tornar a condução simples e natural, instintiva e o mais gratificante possível. Por exemplo, o volante tem um diâmetro de 365 milímetros, tornando-o o mais pequeno e revestido em camurça, desenvolvido a partir do feedback dos pilotos de testes, para se obter o melhor desempenho de direção e aderência.
O painel de instrumentos de três metros é organizado em torno de um tacômetro grande, o seu design beneficia muito a atenção para o posicionamento dos monitores, marcas e tipo. O resultado é a melhor visibilidade possível e legibilidade. O motorista é o foco do cockpit, que ainda é reforçado pelo acabamento de carbono, forro do teto todo preto, costura vermelha no estofamento, "switches" de aviação estilo "rocker" e leve pedais de alumínio.
A inspiração para o GT 86, foi o Corolla GT (ou Levin) AE86, um carro com uma reputação duradoura para a entrega de pura emoção e para capturar a alegria fundamental de condução. Seu motor dianteiro, o pacote de tração traseira, dimensões compactas, peso leve, equilíbrio impecável e a relação potência-peso superiores, tornou um "must-have" para rali e circuito de condução ao longo de sua vida produtiva, de 1983 a 1987.
Fonte: Toyota press