Os carros mais econômicos do país

O consumo de combustível é um dos quesitos que o consumidor brasileiro costuma considerar na escolha de um carro. Especialmen­­te se a finalidade é o uso urbano e o modelo pretendido está abaixo dos R$ 50 mil. Por isso, as marcas têm o hábito de divulgar um gasto médio para cada automóvel. No entanto esses números muitas vezes não condizem com a realidade, apontando quase sempre para uma economia bem superior ao verificado no dia a dia do trânsito.

Pensando nessa disparidade, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) analisou veículos de oito montadoras – Fiat, Ford, Honda, Kia, Peu­­geot, Renault, Toyota e Volks­­wagen – e chegou a um ranking no qual lista os veículos mais econômicos do país. O resultado, que faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular 2012, auxilia na hora de comparar o consumo de alguns modelos à venda no Brasil.

Para a avaliação, concluída em dezembro, o Inmetro dividiu os mo­­delos em várias categorias, como sub­­compacto, compacto, médio, grande e utilitários.

Dentre os subcompactos, o Fiat Mille Fire Economy 1.0 foi o que atingiu o melhor desempenho. Ele também teve a melhor média en­­tre to­­dos os avaliados. O seu consumo ur­­bano foi de 8,9 km/l e rodoviário de 10,7 km/l, ambos com etanol. Já com gasolina, as respectivas médias foram de 12,7 km/l e 15,6 km/l.

Entre os veículos médios, o me­­nor consumo foi do Renault Logan 1.0, com 8 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada, abastecido com álcool. Já entre os carros grandes, o Ford Fu­­sion Hybrid 2.5, o Honda Civic 1.8, o Renault Fluence 2.0 e o Toyota Co­­rolla 1.8 alcançaram as melhores aferições. Na categoria utilitários, o Fiat Palio Adven­­ture Locker Dua­­logic 1.8 e o Re­­nault Duster Dyna­­mique 2.0 4×2 foram apontados como os mais econômicos.

A participação dos fabricantes não é obrigatória, e quem opta por participar escolhe quais carros vai incluir no levantamento. A partir de abril, as marcas serão obrigadas a afixar etiquetas com o resultado da avaliação do Inme­­tro no para-brisa dos carros à venda.

Confira abaixo alguns dos mo­­delos avaliados. A lista completa está no site do Inmetro.

 

""
Leia mais:
Ford Mustang GT 2013 revive a mais famosa perseguição nas ruas de San Francisco
Super Kart Brasil agita fim de semana em São Paulo
Grande no bom sentido

Fonte: gazetadopovo

Você também pode gostar...