Rally dos Bandeirantes: Em Taubaté, Helena e Josi conquistam novo pódio na temporada

Únicas mulheres na competição, a dupla subiu ao pódio da categoria Super Production em prova realizada neste final de semanaTaubaté, 16 de outubro de 2011: A dupla feminina Helena Deyama e Joseane Koerich, da Luart Rally, encarou neste final de semana mais um desafio na temporada 2011 de rali cross-country. No interior paulista, as meninas participaram da 9ª edição do Rally dos Bandeirantes, e apesar da prova ter tido sua segunda etapa cancelada neste domingo, o resultado obtido pela equipe no sábado garantiu o pódio e 3ª posição da categoria Super Production para Helena e Josi, conquista muito comemorada pela dupla que segue com 100% de aproveitamento nas provas disputadas este ano.

A experiente piloto Helena Deyama conta que foi preciso além de habilidade ter um equipamento de ponta para conseguir completar a disputa no último sábado, devido as condições da especial, muito prejudicadas em função da chuva que caiu na região de Taubaté. "Gostei muito da prova, se o piso estivesse seco, seria muito veloz, altamente off-road, sendo necessária muita técnica para controlar o carro em barro, muito liso. O fator sorte contou muito pois poderíamos escorregar. Tivemos vários contratempos, mas conseguimos concluir o rali", analisou.

Helena achou acertada a decisão da organização do rali em cancelar a etapa deste domingo, já que a disputa não teria garantia de segurança para as equipes, por conta do estrago feito pelo mau tempo. "A chuva traz um diferencial, na pista, e no rali, não tem diferença. Nossos carros são 4×4, com pneus adequados, a dificuldade da chuva põe em prova a habilidade do piloto, navegador e equipe", relatou Helena que com o resultado subiu uma posição na classificação da Super Production no Campeonato Brasileiro de Rally Cross-country, com 64 pontos e terceira posição.

Para a navegadora Josi a etapa do Rally dos Bandeirantes pode ser comparada a um desenho animado daqueles que imaginamos de uma ‘corrida maluca’. "Como vim do rali de velocidade, vejo como uma prova de sobrevivência, atolar é muito fácil. Realmente se torna muito importante a habilidade do piloto, pois o carro pode assumir outra postura, e não a do comando. Pena que não tivemos prova neste domingo, mas deu tudo certo pra gente, e a experiência da Helena como jeepeira fez toda diferença. Estou feliz pela regularidade de pódios durante o ano", concluiu Josi, que terá a possibilidade de correr perto de casa na próxima etapa, que será disputada em Santa Catarina. "Teremos uma prova muito boa, um trilha muito rica, e dura, dentro de fazenda, completa em linha".

Classificação Rally dos Bandeirantes 2011: Categoria Super Production

1) Davison José Rabecchi/José do Amaral Júnior, Super Production, 02:21:05
2) Gunter Hinkelmann/Marcelo Haseyama, Super Production, 02:22:48
3) Helena Deyama/Joseane Koerich, Super Production, 02:33:47
4) Luiz Facco/Fábio Pedroso, Super Production, 02:48:30

Fonte: NULL

Você também pode gostar...