Sertões 20 anos: Prova promete roteiro cinematográfico

O aniversário de 20 anos do Rally dos Sertões não será nenhum presente para os competidores. Com o levantamento aéreo do percurso da edição 2012 finalizado no último domingo (4) pelo diretor técnico da Dunas Race, Du Sachs, a 20ª edição da prova, que neste ano será de São Luís (MA) até Fortaleza (CE), terá ainda mais ingredientes de dificuldade para carros, motos, caminhões e quadriciclos. Sem mencionar, claro, pilotos e navegadores.

"Esse ano teremos características bem distintas ao que foi visto em relação a 2011", crava Sachs. "Cumprimos nosso objetivo. Vai ser uma prova muito dura, e 90% do trajeto será de areia", acrescenta. "Além disso, visualmente o percurso estará mais atraente, com várias belas paisagens, cânions, etc.. Vai ser coisa de cinema", promete.

Nos últimos dez anos, a caravana sertaneja partiu sempre de Goiânia (GO), cidade que sempre recebeu o Sertões de braços abertos; em 2012 a largada acontece na capital do estado do Maranhão, como parte dos eventos comemorativos do aniversário de 400 anos da cidade de São Luís.

"Por isso, o início do rali será no litoral, e os pilotos terão de encarar muita areia logo de cara. Tradicionalmente, o primeiro dia era um pouco mais tranquilo. Quebramos esta tradição já no ano passado, com uma especial de muita ‘quebradeira’. E não será diferente em 2012", promete o diretor técnico da Dunas Race, organizadora da prova.

Como Sachs adiantou, além do ineditismo do traçado, 90% do piso é formado por regiões arenosas. "Antes passávamos por mais trechos de piçarra, pedregulhos, terra roxa, travessias de rios e pontes", comparou. "O adversário neste ano será a areia".

O Sertões, que acontece de 18 a 29 de agosto, partirá da capital do Maranhão com destino à capital do Ceará, cruzando mais quatro estados, totalizando seis nos dez dias de competição.

Foram seis dias de levantamento aéreo realizado a bordo de um avião modelo Cessna Skylane, cujo comando foi revezado por dois pilotos. A segunda fase do planilhamento do percurso será feita por via terrestre, incluindo visitas a cidades no roteiro para avaliar o potencial logístico de cada uma para receberem a caravana do maior rali do mundo disputado dentro de um único país.

Leia também:

Nissan revela o conceito Hi-Cross em Genebra

Camaro 2012: acelerando muito mais rápido

O compacto Mercedes: um ataque ousado

Fonte: FGCom

Você também pode gostar...