Com os pátios lotados, a Prefeitura de São Paulo começou a leiloar carros abandonados na capital. O procedimento foi decidido em um decreto municipal de 2010 e as subprefeituras de Pinheiros, Cidade Ademar e Freguesia do Ó já fizeram seu primeiro leilão.
De acordo com a administração pública, há carros nos pátios desde a década de 1990. Neste ano, 1250 veículos foram removidos das ruas. A subprefeitura da Vila Maria/Vila Guilherme é recordista, já que, até agora, 154 carros foram recolhidos. Em segundo lugar, aparece a subprefeitura da Sé, com 128.
A Prefeitura de São Paulo explicou que antes do automóvel ser recolhido ele recebe um adesivo, avisando sobre a remoção. Caso não seja retirado em cinco dias, é levado. Segundo informações, como ferro-velho, cada carcaça rende, em média, R$ 300 aos cofres municipais.
Pelo regulamento da administração, caso o carro abandonado tenha sido roubado ou estiver em envolvido em outro crime, a prefeitura acionará a Polícia Civil. Agora se o veículo tiver dono, ele será avisado por carta e pelo Diário Oficial e terá 20 dias para pagar uma multa, no valor de R$ 12 mil. O carro ainda poderá ir a leilão 90 dias após a notificação.
Fonte: classificados.folha